Carros populares, cópias autorizadas e alto luxo no Salão de Pequim
— Marcas desconhecidas se misturam com lançamentos mundiais
— Lado a lado, ching lings, Porsche, Ferrari, Lamborghini e Rolls Royce.
A indústria automobilística chinesa tornou-se a maior do mundo fazendo parcerias com as marcas mundiais. A empresa chinesa faz uma joint venture com a estrangeira por dez anos. Nesse período a fabrica produz cópias dos carros estrangeiros e absorve a tecnologia. A multinacional, que também fabrica seus modelos originais, recebe como prêmio o passaporte para a entrada no maior mercado do mundo.
O resultado dessa operação pode ser constatado no Salão de Pequim, que abre as portas ao público nesta quarta-feira, na capital chinesa. Num único estande é possível encontrar duas, três, quatro marcas de carros, que no mercado internacional são concorrentes e aqui são parceiras.
No estande da Changan o visitante conhece o Ford Focus, o Mazda 3, o Suzuki SX4 e o Citroën DS4. Estadunidenses, europeus e japoneses convivem em harmonia, tendo ao lado as versões chinesas desses mesmos modelos, com a marca Changan e nomes diferentes para cada carro.
O estande da SAIC também é uma "babel". A empresa, uma das maiores fabricantes de veículos da China, tem parceria com a Volkswagen, a GM e a MG. A Volkswagen, por sua vez, também divide uma unidade fabril com a FAW, outra grande fabricante. A parceira da Denza é a Mercedes-Benz e a da Hawtai é a BMW, que fabrica aqui o Série 3.
Nomes desconhecidos no Ocidente misturam-se com os de marcas famosas. No estande da Luxgen, peruas e utilitários esportivos. No Dongfeng, sedãs, jipes 4 X 4 e até um carro elétrico. Isso sem contar marcas que o brasileiro conhece bem, como as que atuam no Brasil, como JAC, Chery, Lifan e algumas menos conhecidas, mas que devem apontar em terras brasileiras muito brevemente, caso da Geely e da Haima, ambas com produtos de alta qualidade e lançamentos em vários segmentos.
Ao lado das chinesas estão os mais novos lançamentos da Porsche, Ferrari, Rolls Royce, Bentley e outros luxos, como a Lamborghini, que tem um dos estandes mais visitados. A marca italiana escolheu Pequim para o avant première do seu primeiro utilitário esportivo. O Urus, ainda um protótipo, foi mostrado ontem, atraindo a atenção dos chineses, eles também, apaixonados por carro.
O resultado da estratégia de abertura do mercado através de parcerias, onde o estado detém o controle da companhia com 51% das ações, é a solidificação da indústria e o desenvolvimento da tecnologia no país, que o Salão de Pequim retrata bem.
Joel Leite,de Pequim
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