Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

O que os chineses revelam para o nosso futuro

Joel Leite

25/04/2012 10h21

 

 

 

 

 

 

 

 

 
— Salão de Pequim já é referência para o Brasil, pois revela novidades que chegarão em breve ao nosso mercado.

Já foi o tempo em que a referência do brasileiro se limitava aos mercados tradicionais, Japão, Europa e Estados Unidos. A China passa a ocupar um papel importante para o consumidor brasileiro uma vez que também revela carros que, no futuro, estarão rodando nas ruas do País. As duas marcas chinesas mais importantes no Brasil – JAC e Chery – têm no País a principal operação no exterior.  Para ambas – principalmente por causa da construção das fábricas – o Brasil é o principal foco no mercado mundial. Além disso, a importância da China para o mercado mundial faz com que também montadoras estrangeiras revelem novidades em Pequim, carros que deverão integrar o mercado brasileiro num futuro próximo.

Vamos começar com as duas chinesas: a JAC está mostrando a nova versão do J6, todo mudado, linhas modernas. Ele chega ao mercado chinês no segundo semestre e começa a ser vendido no Brasil no início do ano que vem. Outro destaque da marca é o pequeno J2, que recebe modificações para o mercado brasileiro, onde começa a ser vendido em outubro. Algumas das mudanças feitas pela JAC Brasil estão presentes no J2 que está em exposição, o que faz supor que a matriz poderá adotar as alterações também para a versão a ser vendida na China.

Outra novidade apresentada aqui que vai chegar ao Brasil em breve é o novo J3, com mudanças estéticas e mecânicas. A versão brasileira terá motor flex sem o tanquinho de gasolina.

Entre as novidades da Chery, a que chega mais rapidamente ao Brasil é o Celer, o sedã pequeno que começa a ser vendido em setembro. Outros dois carros da marca vendidos no Brasil tiveram mudanças: o QQ, com frente nova, e o Tiggo, que foi remodelado. Mas a Chery Brasil não revelou quando as duas novidades começam a ser vendidas.

A Chery mostra também um carro conceito que deverá servir de base para a produção do futuro utilitário esportivo pequeno, portanto substituindo o Tiggo. É o TX, cuja previsão de produção é apenas para 2013.

No estande da Hyundai, o novo Santa Fé atrai a atenção. O carro ficou realmente muito bonito. Na Fiat, o Viaggio é a atração. Não há informação oficial, mas o sedã deverá ser a nova tentativa da Fiat de emplacar um carro no segmento dos médios no Brasil. Na China, o Viaggio terá uma versão 1.4 turbo, o mesmo motor T-Jet que a Fiat usa no Brasil.

Tem até carro brasileiro, o Ecosport, inacessível no estande da Ford. A nova versão desenvolvida no Brasil já foi lançada duas vezes no exterior. Na primeira apresentação mundial, no Salão da Índia, em janeiro, a Ford foi obrigada a fazer m evento em Brasília, mas não mostrou o carro, apenas uma versão feita de cera. Nesta semana, mostrou o carro em Salvador, outra vez para não "ficar pra trás", pois o mundo está vendo mais uma vez o carro na China. O Ecosport, no entanto, não está atraindo a atenção dos chineses.

Outro carro apresentado aqui foi o utilitário esportivo conceito desenvolvido pela Peugeot do Brasil, que deverá ser o futuro modelo da marca a ser fabricado em Porto Real.

Joel Leite, de Pequim

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.