Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Caminhões: queda de 8,2% leva montadoras a reduzir produção.

Joel Leite

28/05/2012 15h49

 — Situação dos pesados se agrava por causa do aumento dos preços dos modelos com motor Euro 5.

A Mercedes-Benz reduziu o número de funcionários por meio do sistema de demissão voluntária, que oferece aos demissionários algumas vantagens e assim está contornando o problema de baixa produção. A empresa teria um "excedente" de 1,5 mil funcionários.

Outras montadoras de caminhões ensaiam alternativas para o que chamam de "adequação ao momento do mercado", utilizando recursos como suspensão da produção durante alguns dias e férias antecipadas.

Além da queda de vendas em consequência do arrefecimento econômico, que atinge toda a economia e também o mercado de carros de passeio (-2,9% de janeiro a abril), os caminhões estão sofrendo adicionalmente a redução da procura em consequência do aumento dos preços provocados pela adoção do Euro5, anova etapa do programa de redução de emissões, que obrigou as montadoras a melhorar a o desempenho dos motores em relação às emissões de poluentes.

O resultado foi uma queda de vendas de 8,2% no primeiro quadrimestre do ano e nenhum dos seis fabricantes conseguiu manter o ritmo de vendas do ano passado. O setor vendeu até abril deste ano 48.063 unidades, contra 52.925 no mesmo período do ano passado.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.