Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Renault-Nissan quer apoio público para carros elétricos

Joel Leite

26/06/2012 12h40

 

— Aliança faz apelo aos governos para a popularização do sistema elétrico
— Nissan planeja lançar uma van e uma versão do Infiniti à bateria

Toshiaki Otani, diretor geral da Divisão de Baterias da Aliança Renault-Nissan, fez um apelo durante a Conferência Rio+20, na semana passada, aos setores públicos e privados para trabalharem juntos pelo sucesso dos veículos elétricos em todo o mundo.

O executivo foi um dos palestrantes do "Fórum Global de Mobilidade Elétrica: tornando os transportes 'verdes' para o desenvolvimento sustentável". Em sua apresentação, Otani frisou que a era da mobilidade pelo veículo elétrico apenas começou, mas que "governantes podem ajudar a acelerar essa tendência e levar a uma adoção muito maior desse tipo de veículo".

Otani ressaltou que os países mais avançados nas iniciativas 'verdes' encorajam ativamente o uso de carros elétricos e incentivam o consumidor a optar por esse tipo de transporte. Em algumas cidades os carros elétricos têm pistas exclusivas à disposição e contam com benefícios que vão além de incentivos fiscais, como estacionamentos gratuitos.

Juntos, Renault e Nissan venderam mais de 40 mil veículos elétricos e planejam alcançar 1,5 milhão de unidades nas ruas em 2016.

Mais modelos estão a caminho, incluindo o Renault Zoe, um veículo elétrico compacto com autonomia de 210 km.

A Nissan anunciou planos para lançar em breve uma van elétrica compacta baseada no modelo NV200 e uma versão do compacto de luxo Infiniti.

 

 


Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.