Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Votorantim coleta um milhão de bitucas de cigarro

Joel Leite

27/07/2012 10h36

O programa municipal de coleta de bitucas de cigarro de Votorantim atingiu esta semana a marca de um milhão de bitucas coletadas no período de um ano e meio.

Isso coloca o município como a primeira cidade a atingir esse feito.

Desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Poiato Recicla, o programa implantou 60 caixas coletoras espalhadas em pontos estratégicos na cidade.

O material recolhido é encaminhado para a uma empresa em Uberlândia, que faz o processamento dos resíduos: as bitucas serão trituradas e submetidas a um processo de compostagem.

Após a retirada dos metais pesados e outros componentes agressivos, o material é misturado a um composto orgânico e outros resíduos vegetais, e serve como adubo para plantas em projetos de recuperação ambiental.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Elzo Savella, o programa é importante para o município, pois é um processo completo que começa na conscientização da população, passando pela coleta, reciclagem e uso para recuperação ambiental.

Apesar de parecerem inofensivas, as bitucas de cigarro são extremamente poluentes e podem levar até dois anos para se decompor no meio ambiente.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.