Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Cuba produz primeiro biocombustível do país

Joel Leite

30/07/2012 15h32

Cuba testou o primeiro biocombustível produzido em uma fábrica do país a partir de um arbusto oleaginoso.

O teste foi feito com uma mistura de 400 litros de biocombustível com 70% de diesel mineral em um Toyota Hilux 2007.

O biodiesel é obtido de uma planta não comestível conhecida como "piñónbotija". Ele foi produzido em uma indústria inaugurada há uma semana na província de Guantánamo, situada a 910 quilômetros a leste de Havana. As instalações têm capacidade para produzir 100 toneladas por ano do biocombustível.

O diretor do Centro de Aplicações para o Desenvolvimento Sustentável, José Sotolongo, explicou que o veículo usado na prova pertence ao projeto Biomas-Cuba (Bio Mas) do qual participam várias instituições e ministérios do país, com o apoio da Agência Suíça de Cooperação de Desenvolvimento (Cosude).

O teste mostrou que o carro teve maior eficiência do que quando usa diesel de petróleo. Segundo José Sotolongo isso ocorreu por causa dos efeitos lubrificantes do óleo.

Entre as vantagens do produto, segundo os cubanos, o arbusto utilizado não compete com a produção de alimento, ao contrário de outras espécies alimentares que são usadas na produção de combustível em outros países.

O projeto – financiado pelo governo cubano – proíbe a produção de biodiesel com matérias primas que comprometem a produção de alimentos.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.