Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Óleo de soja reduz o uso de petróleo em pneus

Joel Leite

30/07/2012 15h38

— Pesquisa da Goodyear conclui que o uso do óleo aumenta vida útil do pneu e reduz sete milhões de litros de petróleo ao ano

A Goodyear concluiu uma pesquisa em que o uso de óleo de soja em pneus pode aumentar potencialmente a vida útil da banda de rodagem em até 10% e reduzir o uso de compostos à base de petróleo na fabricação de pneus em até sete milhões de litros por ano.

Os compostos de borracha feitos com óleo de soja se misturam mais facilmente à sílica usada na produção de pneus, o que pode melhorar os níveis de eficiência da fábrica, além de reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa.

"Os consumidores são beneficiados pela maior vida útil da banda de rodagem, a Goodyear ganha com maior eficiência e economia de energia e todos nós somos favorecidos com um impacto positivo no meio-ambiente", disse o vice-presidente da empresa, Jean-Claude Kihn.

Os protótipos dos pneus serão testados nos próximos meses no campo de provas da Goodyear, nos EUA, e a empresa espera disponibilizar os novos pneus para os consumidores em 2015.

O United Soybean Board (USB), organização americana que investe em empresas para o uso de soja, está ajudando o financiamento  do projeto da Goodyear com um subsídio de US$ 500 mil ao longo de dois anos.

A Goodyear vai mostrar o pneu feito com óleo de soja no centro de pesquisa da Ford Motor Company,em Michigan (EUA), nos próximos dias  6 e 7 de agosto.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.