Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

900 milhões de pessoas passam fome e 1,5 bilhão comem demais

Joel Leite

27/08/2012 14h16

Líderes mundiais pediram nesta segunda-feira (27) na sessão de abertura da World Water Week (Semana Mundial da Água) 2012 em Estocolmo, na Suécia, aumentos substanciais em investimentos dos setores público e privado para reduzir a perda de alimentos da cadeia de abastecimento.

Mais de dois mil políticos, diretores de empresas, cientistas e líderes de organizações internacionais de mais de 100 países participam do evento que, neste ano, enfoca em "segurança hídrica e alimentar".

Nas mais de 100 sessões programadas para esta semana, os especialistas discutirão e apresentarão sugestões no sentido de assegurar que os recursos hídricos limitados do planeta possam atender às necessidades das economias emergentes e suportar uma população mundial saudável. Segundo os organizadores do evento, atualmente mais de 900 milhões de pessoas passam fome e dois bilhões de pessoas enfrentam sérios riscos de saúde devido à subnutrição. Ao mesmo tempo, 1,5 bilhão de pessoas come demais, e mais de um terço de toda a comida é desperdiçada.

"Reduzir o desperdício de alimentos é o caminho mais inteligente e mais direto para aliviar a pressão sobre os recursos hídricos e terrestres. É uma oportunidade que não podemos nos dar o luxo de ignorar", disse Torgny Holmgren, diretor executivo do Stockholm International Water Institute (SIWI), organizador do evento.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.