Audi A1, ainda mais esportivo
Começou a ser comercializado no Brasil o Audi A 1 Sport, a versão mais esportiva do A1. O carro chega mais "envenenado", com motor 1.4 TFSI de 185 cv de potência. Este motor tem sobrealimentação dupla e em sequência: um compressor Roots (acionado por correia) seguido de uma turbina acionada pelos gases do escapamento.
O sistema de propulsor dá maior agilidade ao carro quando o motorista acelera forte, como numa ultrapassagem. Ele já equipa alguns modelos Audi na Europa, mas é inédito no Brasil. A sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 227 km/h. O torque máximo é de 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm.
Dados da Audi dão conta de que o seu consumo médio combinado é de 16,9 km/l, sendo 13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada. A taxa de emissão de CO2 combinada (cidade/estrada) é de 139 g/km.
O carro tem também um sistema que aproveita a energia da frenagem e armazena temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.
O A1 Sport tem tração dianteira e câmbio S tronic de sete velocidades e dupla embreagem. As marchas também podem ser mudadas por meio do shift paddles que fica no volante.
Para dar maior segurança e estabilidade, o carro vem com sistema eletrônico de estabilização ESP, que tem bloqueio eletrônico do diferencial, o EDS, que dá maior conforto ao motorista nas curvas, pois se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape, redistribuindo o torque.
Tanto internamente quanto o no exterior, o A1 Sport recebeu detalhes para ficar mais esportivo. As rodas são de 17 polegadas, os retrovisores elétricos são pintados na cor do carro e passou a ter faróis bi-xenônio com luz diurna de LED. Na traseira as lanternas são de LED e tem também luz de neblina.
O carro tem 3,954 metros de comprimento, 1,740 metro de largura e altura de 1,416 metro. A distância entre-eixos é de 2,469 metros e o porta malas tem capacidade de carga de 270 litros.
O acabamento interno da versão esportiva inclui bancos esportivos, com apoio de braço mais largo, e ajuste dianteiro de altura. O banco traseiro é bi-partido.
O carro vem de série com air bag dianteiro frontal, lateral e de cabeça (dianteiro e traseiro) cinto de segurança com sensor de afivelamento, sensor de luz e de chuva e espelho retrovisor interno com função anti-ofuscamento automático.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.