Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vai prorrogar ou não vai?

Joel Leite

28/08/2012 16h35

Seria uma irresponsabilidade do governo adiar para o último dia do mês o anúncio da prorrogação da eliminação do IPI para carros até 1000cc e a redução para carros mais potentes, benefícios que incidem sobre o setor nos últimos três meses e que está levando a indústria a bater recordes históricos de vendas.

Até ontem as vendas estavam próximas a 320 mil unidades, com média diária de 16,5 mil carros. Já é a segunda melhor da história.

Faltando ainda quatro dias de vendas, a média deve superar as 17 mil unidades dia registradas em julho e bater novo recorde. As vendas totais de carros e comerciais leves também terão novo recorde, devem passar das 400 mil unidades.

E tudo isso porque haverá uma corrida às revendas até sexta-feira, quando termina o mês.

Há informações, não confirmadas, de que o governo vai prorrogar o benefício. Mas porque não anunciar isso já?

Essa situação é ruim pro consumidor, que é obrigado a antecipar a compra, porque não tem garantia de que vai comprar com desconto após 31 de agosto.

E ruim para a indústria, que tem dificuldade de programar a produção e a distribuição.

E pra que? Pra indústria bater recorde? Que sentido tem isso?

Se vai mesmo prorrogar o benefício, o governo tem que anunciar já. Caso contrário estará fazendo o consumidor de bobo

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.