Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Compra a vista é o melhor negócio

Joel Leite

31/08/2012 10h45

Mesmo com juros em queda, financiamento encarece o valor do carro.

O brasileiro não compra carro a vista; muitas prefere deixar o dinheiro aplicado e fazer um financiamento, pagando, obviamente, juros muito mais altos do que o banco vai lhe pagar de rendimento no dinheiro investido

Isso é uma incoerência, pra não dizer uma insanidade (do ponto de vista financeiro).

O melhor negócio é comprar a vista. Você só deve recorrer ao financiamento quando não tiver alternativa. Porque o custo do empréstimo ainda é muito alto.

Os juros oficiais – o Selic – são hoje os mais baixos da história e os juros praticados para o financiamento de veículos são os mais baixos do mercado. Mesmo assim, comprar a vista ainda é mais vantajoso.

E não se engane com essa história de Juro Zero. Isso não existe. O banco pagou pelo dinheiro que está te emprestando, portanto, tem que cobrar de alguém: se não é de você, é da montadora ou da concessionária. Seja de quem for, no final da história quem vai pagar a conta é o consumidor.

Ou você tem dúvida disso??

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.