Mesmo sem carro popular, quatro grandes dominam o mercado

— Grandes perdem apenas 10 pontos (de 70,3% para 60,6%) no mercado acima de R$ 30 mil
— Honda, Toyota, Hyundai, Peugeot a Citroën são as que mais crescem considerando esse "corte".
— Situação deve mudar com a chegada do HB20, do Etios e das chinesas nacionalizadas.
Mais de vinte anos depois da abertura do mercado, as quatro montadoras tradicionais – Fiat, Volkswagen, GM e Ford – que se beneficiaram durante décadas da reserva de mercado, ainda mantêm total autonomia nas vendas de carros e comerciais leves no Brasil.
Num mercado onde 42 marcas disputam a preferência do consumidor, as quatro, sozinhas, detêm 70,3% das vendas (dados de agosto), sobrando 29,7% para as outras 38 .
É que as montadoras novas, que passaram a investir no Brasil a partir da década de 1990, atuaram até hoje – com raras exceções – no segmento superior do mercado, deixando os carros de entrada para as grandes, exatamente onde está o grande volume de vendas.
Além da Renault, que logo após o início das operações no Brasil passou a atuar no segmento de entrada, apenas a Nissan – com carros importados – participa desse segmento. A situação pode mudar daqui para frente, quando mais empresas começam a investir no segmento de carros abaixo de R$ 30 mil.
Em apenas uma semana duas montadoras lançaram produtos no segmento de entrada: a Hyundai, com o HB20, e a Toyota, com o Etios, e passarão a disputar esse importante mercado. E em pouco tempo o País terá mais concorrentes, como as chinesas JAC e Chery, cujo início de produção no Brasil, em Camaçari, BA e Jacareí, SP, respectivamente, está previsto para 2014.
Mas por enquanto, mesmo considerando apenas os segmentos acima de R$ 30 mil, as quatro grandes dominam amplamente o mercado brasileiro: perdem participação, mas mantêm folgadamente a liderança. Juntas, mantêm mais de 60% das vendas (exatamente 60,65%, dados de agosto) no mercado de carros acima de R$ 30 mil.
A Fiat mantém a liderança com 17,54% das vendas, seguida pela Volkswagen, com 17,42% e da GM, com 16,33%. Todas perdem, mas mantêm as mesmas posições que ostentam no mercado total. A Ford, quarta colocada, aumenta a participação no segmento acima de R$ 30 mil (veja ranking), enquanto a Renault perde participação.
Todas as demais marcas ofertadas no mercado brasileiro aumentam a participação se consideramos apenas os carros acima de R$ 30 mil. A Honda é a que mais cresce, com aumento de 1,75 ponto percentual, passando de 3,59% para 5,34%.
A Toyota aumenta a participação de 2,78% para 4,13% (1,35 ponto a mais), a Hyundai vai de 2,58% para 3,84% (+1,26pp), a Peugeot sobe de 2,07% para 3,09% (+1,02pp) e a Citroën avança de 2,05% para 3,05%, um crescimento de um ponto percentual na participação das vendas.
Clique aqui e veja quem mais cresce no mercado acima de R$ 30 mil












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