Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Consumidor adia compra à espera do HB20 e do Etios

Joel Leite

21/09/2012 15h18

— Expectativa das novidades deixa o consumidor em compasso de espera, mas novos modelos ainda não chegaram ao mercado.

Hyundai HB20 e Toyota Etios foram lançados na última semana, oferecendo ao consumidor mais duas opções no segmento dos carros pequenos, onde está a grande massa de compradores de carros no Brasil. A expectativa em relação aos novos modelos, porém, não foi contemplada, porque ambos ainda não chegarem às concessionárias, o que deve acontecer somente a partir do próximo dia 28, no caso do Etios, e no dia 10 de outubro no caso do HB20.

Some-se a isso a expectativa em relação ao novo pequeno da GM, o Ônix, que a empresa promete apresentar no Salão do Automóvel, mais as campanhas na TV despertando a curiosidade do consumidor e aí estão os ingredientes para que o consumidor adie a compra.

Muitos concessionários estão reclamando da queda do fluxo nas lojas, provocada pela cautela do comprador, que, antes de decidir, quer conhecer as novas opções que o mercado oferece.

"A campanha do Hyundai HB20 mexe com o consumidor; leva-o a querer conhecer de perto o carro, que promete muito, por isso ele prefere adiar a compra", disse um revendedor, confirmando à nossa reportagem que o mercado vive esse momento de expectativa em relação aos lançamentos recentes.

"A TV mostra um carro bonito, diferente, bem equipado e com cinco anos de garantia, é claro que o consumidor vai querer conhecê-lo antes de decidir que carro comprar", opinou outro vendedor.

../IMAGENS/TOYOTA/etios-frent.jpg

Uma rápida investida no mercado indica que essa situação não deve ser solucionada rapidamente. Uma concessionária Toyota em São Paulo não garantiu a entrega do Etios em menos de 60 dias. A rede Hyundai, por sua vez, sequer está totalmente implantada. As concessionárias que vão vender o HB20, chamadas Blue Gate, ainda estão sendo montadas.

O consumidor sabe que a chegada dos novos modelos pode provocar mudanças na operação das marcas que atuam hoje no segmento de entrada, com o objetivo de enfrentar a nova concorrência. E isso pode significar melhores condições de compra.

"A situação pode levar a mudança de estratégia das montadoras, com ofertas mais tentadoras, facilidade de financiamento, inclusão de equipamentos, redução do preço, aumento do tempo de garantia", considerou um consultou do setor de varejo.

A concessionária Toyota T-Line, na avenida Vereador José Diniz, em São Paulo, já está aceitando pedidos, mas o carro ainda não chegou. O consumidor só vai conhecer o Etios no final da semana que vem: o lançamento na rede será dia 28, sexta-feira. "Quem quiser pode fazer a reserva, adiantando R$ 5 mil, mas não tem garantia de data para receber o carro", disse o vendedor Edson à repórter Raiza Oliveira.

A concessionária Hyundai Caoa Vila Mariana também já está fazendo reserva do HB20. O sinal é de 10% do valor do carro, que varia conforme a versão (1.3, 1.6 e 1.6 automático) e o vendedor disse que a entrega será em até 30 dias após o lançamento na rede, que acontecerá dia 10 de outubro.

As vendas em setembro estão altas, uma média diária de 15 mil unidades, mas nos últimos dias houve uma queda: nesta semana as vendas não passam de 13 mil/dia, o que pode ser um reflexo desse compasso de espera.

Antonio Carlos Nazar, pres. Unigran, entidade que representa as concessionárias Volkswagen da Capital, litoral e ABC, considera no entanto que a queda de vendas é consequência da retração geral do mercado.

"Agosto foi um mês atípico, vendemos o que queríamos e o que não queríamos. Agora o mercado está vivendo um momento de ressaca", explicou, negando que as vendas refluíram por causa da expectativa causada pelo HB20 e pelo Etios.

A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (21) uma grande ação de vendas com descontos de até R$ 2 mil para a linha de 2013 do Gol e do Voyage e a fábrica vai subsidiar os juros do financiamento. Mas a promoção atende outros modelos – como a Amarok Highline automática, que tem desconto de R$ 5 mil – o que confirma a tese de Nazar.

É cedo para saber o impacto que as duas novidades vão ter no mercado de carros de entrada, mas a beleza do coreano e o sobrenome do japonês estão preocupando a concorrência.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.