Consumidor adia compra à espera do HB20 e do Etios
— Expectativa das novidades deixa o consumidor em compasso de espera, mas novos modelos ainda não chegaram ao mercado.
Hyundai HB20 e Toyota Etios foram lançados na última semana, oferecendo ao consumidor mais duas opções no segmento dos carros pequenos, onde está a grande massa de compradores de carros no Brasil. A expectativa em relação aos novos modelos, porém, não foi contemplada, porque ambos ainda não chegarem às concessionárias, o que deve acontecer somente a partir do próximo dia 28, no caso do Etios, e no dia 10 de outubro no caso do HB20.
Some-se a isso a expectativa em relação ao novo pequeno da GM, o Ônix, que a empresa promete apresentar no Salão do Automóvel, mais as campanhas na TV despertando a curiosidade do consumidor e aí estão os ingredientes para que o consumidor adie a compra.
Muitos concessionários estão reclamando da queda do fluxo nas lojas, provocada pela cautela do comprador, que, antes de decidir, quer conhecer as novas opções que o mercado oferece.
"A campanha do Hyundai HB20 mexe com o consumidor; leva-o a querer conhecer de perto o carro, que promete muito, por isso ele prefere adiar a compra", disse um revendedor, confirmando à nossa reportagem que o mercado vive esse momento de expectativa em relação aos lançamentos recentes.
"A TV mostra um carro bonito, diferente, bem equipado e com cinco anos de garantia, é claro que o consumidor vai querer conhecê-lo antes de decidir que carro comprar", opinou outro vendedor.

Uma rápida investida no mercado indica que essa situação não deve ser solucionada rapidamente. Uma concessionária Toyota em São Paulo não garantiu a entrega do Etios em menos de 60 dias. A rede Hyundai, por sua vez, sequer está totalmente implantada. As concessionárias que vão vender o HB20, chamadas Blue Gate, ainda estão sendo montadas.
O consumidor sabe que a chegada dos novos modelos pode provocar mudanças na operação das marcas que atuam hoje no segmento de entrada, com o objetivo de enfrentar a nova concorrência. E isso pode significar melhores condições de compra.
"A situação pode levar a mudança de estratégia das montadoras, com ofertas mais tentadoras, facilidade de financiamento, inclusão de equipamentos, redução do preço, aumento do tempo de garantia", considerou um consultou do setor de varejo.
A concessionária Toyota T-Line, na avenida Vereador José Diniz, em São Paulo, já está aceitando pedidos, mas o carro ainda não chegou. O consumidor só vai conhecer o Etios no final da semana que vem: o lançamento na rede será dia 28, sexta-feira. "Quem quiser pode fazer a reserva, adiantando R$ 5 mil, mas não tem garantia de data para receber o carro", disse o vendedor Edson à repórter Raiza Oliveira.
A concessionária Hyundai Caoa Vila Mariana também já está fazendo reserva do HB20. O sinal é de 10% do valor do carro, que varia conforme a versão (1.3, 1.6 e 1.6 automático) e o vendedor disse que a entrega será em até 30 dias após o lançamento na rede, que acontecerá dia 10 de outubro.
As vendas em setembro estão altas, uma média diária de 15 mil unidades, mas nos últimos dias houve uma queda: nesta semana as vendas não passam de 13 mil/dia, o que pode ser um reflexo desse compasso de espera.
Antonio Carlos Nazar, pres. Unigran, entidade que representa as concessionárias Volkswagen da Capital, litoral e ABC, considera no entanto que a queda de vendas é consequência da retração geral do mercado.
"Agosto foi um mês atípico, vendemos o que queríamos e o que não queríamos. Agora o mercado está vivendo um momento de ressaca", explicou, negando que as vendas refluíram por causa da expectativa causada pelo HB20 e pelo Etios.
A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (21) uma grande ação de vendas com descontos de até R$ 2 mil para a linha de 2013 do Gol e do Voyage e a fábrica vai subsidiar os juros do financiamento. Mas a promoção atende outros modelos – como a Amarok Highline automática, que tem desconto de R$ 5 mil – o que confirma a tese de Nazar.
É cedo para saber o impacto que as duas novidades vão ter no mercado de carros de entrada, mas a beleza do coreano e o sobrenome do japonês estão preocupando a concorrência.












ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.