Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Cresce o financiamento para projetos sustentáveis

Joel Leite

27/09/2012 10h48

— Linha Economia Verde emprestou este ano R$ 25 milhões a pequenas e médias empresas paulistas

O empresário paulista está mais preocupando mais com o meio ambiente e começam a descobrir que o investimento na sustentabilidade no processo de produção pode trazer benefícios, pois é uma forma de agregar valor ao produto. Trata-se de uma nova visão sobre as questões ambientais, onde, antigamente, qualquer investimento era visto como despesa.

A constatação é do presidente da Desenvolve SP, agência de desenvolvimento paulista, Milton Luiz de Melo Santos, que anunciou o aumento expressivo de financiamentos para projetos sustentáveis por meio da Linha Economia Verde (LEV) este ano. Só nos primeiros oito meses deste ano, foram desembolsados para o programa R$ 25,4 milhões, o que equivale a 90% de todo o financiamento feito desde a criação da modalidade, em março de 2010.

A Linha Economia Verde financia empresas que querem investir na redução da emissão dos gases de efeito estufa. Tem uma taxa de 0,41% ao mês, prazos de até 10 anos com carência de dois anos.

A linha de crédito permite às empresas a adequação à Política Estadual de Mudanças Climáticas, que prevê a redução em 20%, até 2020, da emissão de gases poluentes que provocam o efeito estufa, comparada ao que era emitido em 2005.

O programa financia ações como substituição de fontes de energia não renováveis por fontes renováveis; geração de energia elétrica ou térmica com biogás de aterro e troca de combustível fóssil por combustível mais limpo para transportes públicos e privados, como: gás natural, biodiesel, etanol, eletricidade e outros.

Outras ações contempladas pelo programa são a criação e recuperação de áreas verdes e a recomposição de matas ciliares e nascentes.

Os interessados no financiamento podem obter mais informações nos sites www.desenvolvesp.com.br e www.canaldoempresario.com.br.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.