Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Fiat vai à justiça para ter 3,3% da Chrysler

Joel Leite

28/09/2012 11h46

A Fiat foi ao tribunal nos Estados Unidos para confirmar o preço fixado para a compra de 3,3% da Chrysler detida pela Veba, o fundo de pensão do sindicato United Auto Workers (UAW), que gere benefícios para a saúde de trabalhadores e aposentados da empresa.

Sob os termos do acordo entre as partes, quando a Chrysler saiu da concordata, o preço por estes 3,3% era de 139,7 milhões de dólares (cerca de 283,46 milhões de reais), mas a Veba sustenta que o valor atual é maior.

A Fiat anunciou em julho a intenção de exercer o direito de comprar esses 3,3%, ao abrigo de acordos assinados em junho de 2009, mas a transação não pode ser executada devido a diferenças no preço da ação. Quando se materializar, a Fiat terá 61,8% da Chrysler.

O presidente do grupo Fiat, Sergio Marchionne, disse que com esta iniciativa a empresa pretende resolver a disputa contratual com a Veba em relação ao preço das ações da Chrysler.

"As relações da Chrysler com o sindicato UAW continuam fortes e não serão afetadas pela resolução desta questão", acrescentou.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.