Gol é mais equipado e mais barato que o HB20 e o Etios
— A verdade sobre o velho campeão: ele pode ser menos emocionante, mas vence o comparativo com os dois novos no segmento de entrada.
Tanto a Toyota quanto a Hyundai têm no Gol a referência para o posicionamento dos seus novos lançamentos no mercado brasileiro. HB20 e Etios começam a ser vendidos nos próximos dias (Etios nesta sexta-feira e HB20 dia 10 de outubro) dispostos a conquistar uma parcela dos atuais compradores do carro popular, de entrada, onde o Gol lidera há mais de 25 anos.
Assim, a estratégia é oferecer tudo o que o carro da Volkswagen oferece e ainda um algo a mais, para encantar o consumidor. Será que os novos concorrentes chegam mesmo com bala na agulha para enfrentar o velho campeão?
Se o preço é um dos atributos mais importantes nessa faixa do mercado, os adversários do Gol iniciam a batalha em desvantagem, pois ele é o mais barato dos três entre as versões básicas. O Gol G6 1.0 I-Trend custa na tabela R$ 30.657,00, enquanto o HB20 1.0 Confort, versão de entrada do modelo Hyundai, custa R$ 31.995,00. O Etios 1.3 X é bem mais caro que os dois, custa R$ 33.490,00, embora a versão básica tenha motor mais potente que os dos concorrentes:o carro da Toyota começa com motor 1.3 de 90 cavalos. O 1.0 da HB20 tem potência máxima de 80 cavalos e o Gol 76.
O Gol ganha também no desempenho do HB20, acelera de 0 a 100km/h em 12,9 segundos, contra demorados 15,9s do HB20. O carro da Volks também leva vantagem na velocidade máxima: chega a 166 km/h, enquanto o HB20 atinge 157 km/h. A Toyota não divulgou os números de desempenho do Etios. O Gol ganha dos dois concorrentes na capacidade do tanque de combustível, onde cabem 55 litros, contra 50 do HB20 e 45 do Etios.
Em relação às medidas os dois novos ganham do Gol, que é o menor entre os três. O Etios ganha na largura (1,695m) e na altura (1,510m), mas perde para o HB20 no comprimento (3,9m) e na distância entre eixos, item importante porque determina o espaço interno para motorista e passageiros.O carro da Hyundai tem entre eixos de 2.500mm, contra 2.465mm do Gol e 2.460mm do Etios. O porta-malas do HB20 é o maior dos três: tem 300 litros de capacidade, enquanto o Gol tem 285 litros e o Etios 270.
O HB20 tem de série dois itens que os concorrentes não têm: o ar-condicionado e bancos com regulagem de altura. No Gol o cliente pode ter os mesmos equipamentos como opcionais, mas o Etios oferece como opcional o ar-condicionado, pois a regulagem dos bancos não é disponível.
O Gol traz o rádio e o volante com regulagem de altura de série. No HB20 e no Etios o rádio é opcional e o volante com regulagem só o Hyundai oferece.
Em compensação, o Etios já vem com o freio ABS e pintura metálica de série, itens opcionais nos concorrentes.
O HB20 é o que oferece maior número de itens de série: além do ar-condicionado e bancos com regulagem de altura, ele vem com airbag para motorista e passageiro (que o Etios também oferece), luz de freio e direção hidráulica (que Etios e Gol também têm).
Travas e vidros elétricos são de série no Hyundai e no Gol e opcionais no carro da Toyota.
Dos 20 equipamentos relacionados abaixo, o Hyundai HB20 é o que tem o maior número de série, oito. O Gol tem sete e o Etios cinco. O Gol, no entanto, disponibiliza onze desses itens como opcionais, contra oito do Etios e sete do HB20.
O Etios é o carro que menos oferece equipamentos: dos 20, apenas treze são de série ou opcionais; os demais (sete)o carro não tem à disposição, como bancos e volante com regulagem de altura e retrovisores elétricos, equipamentos que são de série ou opcionais nos outros dois.
Finalmente, no item garantia o HB20 dá um banho: oferece cinco anos, contra três do Etios e apenas um do Gol.
Mais completo e mais barato
A melhor forma de comparar o custo e o benefício dos três modelos, no entanto, é incluir neles todos os equipamentos disponíveis e fazer a somaem reais. Eessa conta é amplamente favorável ao Gol.
Com todos os equipamentos possíveis o Hyundai HB20 passa a custar R$ 39.040,00. Ele vem com todos os itens da versão Comfort Plus mais ABS, farol de neblina, volante com regulagens, retrovisor elétrico, roda de alumínio aro 14, rádio e pintura metálica.
O Toyota Etios, que leva a vantagem de começar com motor 1.3, não oferece, por outro lado, vários equipamentos, como rodas de liga leve, volante com regulagem de altura, retrovisor elétrico, bancos com regulagem de altura e computador de bordo. E custa R$ 38.790,00
Já o Gol, com todos os equipamentos, inclusive pintura metálica, mais o sensor de estacionamento custa R$ 37.486,00.
HB20 e Etios chegam com o apelo da novidade, o design moderno de um, a confiabilidade na marca do outro, o status que ambos oferecem ao consumidor que quer estar na moda. Por isso o velho Gol pode até ser uma opção menos emocionante, mas o comparativo mostra claramente que ele oferece mais por menos e por isso tem tudo para continuar dominando a base do mercado brasileiro.
Clique aqui e veja o Comparativo: Gol x HB20 x Etios
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.