Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Volks perde briga para Suzuki pela sigla GTI

Joel Leite

28/09/2012 11h39

— Tribunal europeu permite o uso da sigla para ambas as empresas

A Volkswagen bate o pé querendo deter somente para ela a sigla GTI em países como Suécia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Itália, França e Áustria, mas o Tribunal de Justiça da União Europeia pensa diferente e afirmou que o uso da sigla não induz a confusões entre o Suzuki Swift GTI e o Volkswagen Golf GTI, argumentando que outras marcas, não apenas a Volkswagen, têm usado a abreviatura GTI para seus modelos, citando Rover, Peugeot, Citroën, Nissan, Mitsubishi e Toyota.

Para reconhecer que o uso de uma marca induz à confusão, é necessário que o consumidor "possa crer que os produtos em questão procedem do mesmo empresário ou de empresários vinculados economicamente", citou a Justiça europeia, o que não seria o caso. O tribunal estima que o risco de confusão no caso dos GTI é "extremamente baixo" e que os consumidores não vão acreditar que os carros ou algumas de suas partes procedam da mesma empresa só porque têm a sigla GTI.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.