Topo
O Mundo em Movimento

O Mundo em Movimento

Categorias

Histórico

Salão mostra o Brasil na elite

Joel Leite

23/10/2012 10h00

O Brasil entrou na elite da indústria mundial, pelo menos em volume de vendas. E o Salão do Automóvel mostrou no primeiro dia pra imprensa, ontem, que também entrou na lista das principais exposições do mundo.

Dirigentes internacionais e discursos otimistas, muitos deles em inglês, mostraram que as montadoras estão reconhecendo a importância do mercado brasileiro. Com isso, o Salão deixa de ser apenas um evento para mostrar carros que já foram apresentados em outros países, para dar um passo à frente.

Para quem acompanha de perto a indústria automobilística, não há muita novidade, mas muitos carros lançados recentemente, que ainda não têm presença nas ruas, certamente vão atrair a atenção do visitante.

As montadoras apresentam tecnologia e produtos voltados para a defesa do meio ambiente.

A Nissan apresentou um protótipo construído no Brasil, o Ex Tream, um utilitário esportivo pequeno, do tipo cross over. E a Volks mostrou um carro conceito semelhante, o Taigun. Ambos são típicos do gosto do consumidor brasileiro, seguem na linha do pioneiro Ecosport, os cross urbanos.

E a Toyota anunciou o início das vendas para janeiro do Prius, o seu carro híbrido que já vendeu quase três milhões de unidades em vários países.

O retrato da conquista da "maioridade" da exposição brasileira podia ser representada pela visita despretensiosa de Giorgetto Giugiaro, circulando pelos estandes. Ele que é nada menos do que o maior dos designers de automóveis do mundo, responsável pela produção de verdadeiras obras de arte sobre rodas.

À indústria falta agora ser líder em qualidade.

Ao Salão falta um centro de exposições digno de uma das maiores exposições do mundo.

Se você for ao Anhembi, use bermudas, sandálias e leve um ventilador portátil, para amenizar o calor, porque o Anhembi não tem ar condicionado.

Joel Leite

 

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.