Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Marcas locais são as que mais perdem nos EUA

Joel Leite

29/10/2012 12h46

GM e Ford foram as marcas que mais perderam participação este ano nos Estados Unidos. A GM perdeu 1,9 ponto percentual de janeiro a setembro, caindo de 19,6% para 17,7%. Mesmo assim, mantém a liderança de vendas, com 2,5 pontos a mais do que a Ford, segunda colocada.

A Ford perdeu 1,3 ponto de participação em relação ao período janeiro-setembro do ano passado, ficando com 15,2% das vendas.

Das três grandes estadunidenses, apenas a Chrysler cresceu: ganhou 0,7 ponto e tem agora 11,2%, quarta colocada atrás da Toyota. A marca japonesa é a terceira mais vendida nos EUA, com 14,1% e também foi a que mais cresceu: ganhou 1,8 ponto de participação nesses nove meses.

Outra japonesa, a Honda, também teve crescimento importante, de 0,7 ponto percentual (cada ponto no mercado dos Estados Unidos representa 150 mil unidades vendidas). A outra que cresceu foi a Volkswagen, ganhou meio ponto este ano e agora tem 2,9% do mercado. É a oitava colocada.

O grupo Hyundai/Kia, embora tenha tido uma retração de 0,1 ponto nas vendas, mantém a sexta colocação no ranking, com 8,8% das vendas em sétimo está a japonesa Nissan, com 7,8%, que perdeu 0,2pp em relação ao ano passado.

Restam ainda 12,7% do mercado, que está distribuído entre outras dezenas de marcas menores, que se contentam com uma pequena fração desse gigantesco mercado.

Ranking por marca nos Estados Unidos

Janeiro-setembro/2013

MarcaParticipaçãoEvolução
1) GM17,70%-1,9pp
2) Ford15,20%-1,3
3) Toyota14,10%1,8
4) Chrysler11,20%0,7
5) Honda9,60%0,7
6) Hyundai/Kia8,80%-0,1
7) Nissan7,80%-0,2
8) Volkswagen2,90%0,5
Outros12,70%-0,2
Fonte: Manufacturers&rsquoReports

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.