Marcas locais são as que mais perdem nos EUA
GM e Ford foram as marcas que mais perderam participação este ano nos Estados Unidos. A GM perdeu 1,9 ponto percentual de janeiro a setembro, caindo de 19,6% para 17,7%. Mesmo assim, mantém a liderança de vendas, com 2,5 pontos a mais do que a Ford, segunda colocada.
A Ford perdeu 1,3 ponto de participação em relação ao período janeiro-setembro do ano passado, ficando com 15,2% das vendas.
Das três grandes estadunidenses, apenas a Chrysler cresceu: ganhou 0,7 ponto e tem agora 11,2%, quarta colocada atrás da Toyota. A marca japonesa é a terceira mais vendida nos EUA, com 14,1% e também foi a que mais cresceu: ganhou 1,8 ponto de participação nesses nove meses.
Outra japonesa, a Honda, também teve crescimento importante, de 0,7 ponto percentual (cada ponto no mercado dos Estados Unidos representa 150 mil unidades vendidas). A outra que cresceu foi a Volkswagen, ganhou meio ponto este ano e agora tem 2,9% do mercado. É a oitava colocada.
O grupo Hyundai/Kia, embora tenha tido uma retração de 0,1 ponto nas vendas, mantém a sexta colocação no ranking, com 8,8% das vendas em sétimo está a japonesa Nissan, com 7,8%, que perdeu 0,2pp em relação ao ano passado.
Restam ainda 12,7% do mercado, que está distribuído entre outras dezenas de marcas menores, que se contentam com uma pequena fração desse gigantesco mercado.
Ranking por marca nos Estados Unidos
Janeiro-setembro/2013
Marca | Participação | Evolução |
1) GM | 17,70% | -1,9pp |
2) Ford | 15,20% | -1,3 |
3) Toyota | 14,10% | 1,8 |
4) Chrysler | 11,20% | 0,7 |
5) Honda | 9,60% | 0,7 |
6) Hyundai/Kia | 8,80% | -0,1 |
7) Nissan | 7,80% | -0,2 |
8) Volkswagen | 2,90% | 0,5 |
Outros | 12,70% | -0,2 |
Fonte: Manufacturers&rsquoReports |
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