Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Preço do carro caiu 5,57% com a redução do IPI

Joel Leite

30/10/2012 12h32

A queda de preço do carro zero, iniciada em maio, por causa da redução do IPI, ainda não chegou ao fim, mas está mais amena.

Em setembro, o índice Autoinforme/Molicar do Preço de Verdade do carro zero, isto é o preço realmente praticado no mercado, teve uma variação para baixo de apenas 0,02%, a menor queda desde que o governo baixou o imposto.

Mas essa pequena queda indica que ainda há espaço para reduções de preço, o que é natural, porque mesmo com a manutenção do desconto, as vendas não estão tão aquecidas como nos meses anteriores. A média de vendas diárias neste mês está em torno de 14 mil unidades, abaixo dos recordes registrados em junho (17 mil), agosto (16 mil) e setembro (17,6 mil).

A queda acumulada no ano agora é de 4,89%, a maior dos últimos anos. Antes da redução do IPI, em maio, o preço do carro vinha subindo (veja gráfico 1), por isso, se considerarmos apenas o período da redução do IPI a queda é maior: de maio a setembro o carro zero teve uma queda de 5,57% (veja gráfico 2).

Com a prorrogação do desconto do IPI até dezembro, a tendência é de manutenção dos preços, no máximo uma pequena queda provocada pela grande concorrência que haverá nos últimos dois meses do ano. E com a volta do imposto em janeiro é provável que, quem deixar pra comprar no ano que vem, vai pagar mais caro.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.