Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

No país das picapes, carro de passeio é só japonês

Joel Leite

31/10/2012 12h28

As picapes sempre foram os modelos mais vendidos nos Estados Unidos, que, pelas suas dimensões, fazem desse tipo de veículo o mais adequado para a circulação nas longas estradas. E talvez isso explique o grande avanço das picapes em termos de tecnologia, equipamentos, desempenho e, principalmente, conforto ao dirigir. Na mesma linha aparecem os utilitários esportivos de grande porte, que fazem sucesso no país.

O ranking de vendas neste ano confirma a tradição. Dos dez modelos mais vendidos nos EUA, três são picapes e dois são utilitários esportivos (sendo um de marca estrangeira). O veículo mais vendido no país é a picape F-Séries, da Ford, que na verdade é uma linha completa, que começa com a 150. De janeiro a setembro foram vendidas 463.733 unidades. A Silverado, da Chevrolet, ficou na terceira posição, com 298,2 mil unidades no período e a Dodge Ram é a oitava colocada, com 213.593 veículos vendidos nos dez primeiros meses do ano.
O CRV, da Honda, e o Escape, da Ford, são os utilitários esportivos classificados entre os "dez mais": o CRV em nono (213 mil unidades) e o Escape em décimo, com 200 mil carros vendidos.

Mas e os carros de passeio? Os carros de passeio são apenas cinco entre os dez mais vendidos e, curioso, não há nenhum carro de marca estadunidense entre eles. São todos japoneses. O carro de passeio mais vendido nos EUA é o Camry, da Toyota, que soma 314.788 unidades de janeiro a setembro e está em segundo lugar na classificação geral. Em seguida, quarto colocado no ranking geral, vem o Honda Accord, com 247.847 unidades, seguido pelo Altima, da Nissan, quinto colocado (234.040 unidades), o Honda Civic, em sexto (234.029) e o Toyota Corolla, sétimo, com 222.703.

Além de só ter carro japonês, a lista dos mais vendidos nos Estados Unidos não inclui nenhum carro pequeno. Todos eles são da categoria que, no Brasil, é de carro grande ou de luxo, mas lá é sedã médio. Na verdade, o carro pequeno, que no Brasil representa 55% das vendas, nem é considerado nos Estados Unidos. Lá eles são nicho de mercado. Nenhum pequeno aparece na lista dos 33 carros mais vendidos nos EUA. O Focus (12º. colocado) e o híbrido Prius (13º.) são os únicos do ranking considerados pequenos, mas no Brasil são classificados como médios.

Outro destaque é a grande presença da Honda no ranking: a marca japonesa tem três- Accord, Civic e CRV – entre dez modelos mais vendidos no país. Veja o ranking.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.