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Porque o IPVA vai ficar mais barato

Joel Leite

08/11/2012 16h58

Com a redução do IPI, o preço do carro zero caiu e provocou um efeito dominó em todo o mercado de usados.
Inicialmente os seminovos foram os mais afetados, pois eles ficaram pouco atrativos diante dos preços dos novos com desconto. Além disso, as concessionárias passaram a oferecer melhores condições de compra para o OK, como juros menores, às vezes subsidiados, o que afastou ainda mais o consumidor do seminovo.
Num segundo momento, os carros mais velhos também perderam valor, fazendo com que a queda de preço se tornasse generalizada.
A queda de preço calculada pela Molicar de setembro de 2001 a setembro de 2012 foi de 10,4%. Repare (figura 1) que a queda (para um período de doze meses) foi mais ou menos idêntica em todos os anos-modelo (a menor é de – 8,8% no modelo 2005 e a maior é de 10,8% no modelo 2002).
Como o IPVA é calculado sobre o valor do bem, ele vai ficar mais barato. A pesquisa AutoInforme/Molicar é apenas um indicativo de que o imposto em 2013 será menor que o deste ano o valor oficial ainda será divulgado pelas secretarias da Fazenda dos estados, que usam a tabela da Fipe como base de preço para calcular o imposto.
Algumas marcas caíram mais: GM, Citroën, Renault e Mitsubishi, todas acima de 12%, enquanto outras tiveram quedas menores, casos da Toyota e da Troller (menos de 8%) e também de marcas que não tiveram desconto do IPI, casos dos comerciais leves da Iveco e da Agrale.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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