Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Fora de linha, dentro do orçamento

Joel Leite

14/11/2012 15h45

– Preços de carros que saíram de linha caíram de 13% a 18%; Ecosport e Zafira tiveram os maiores descontos

Muita gente fica preocupada com a chegada da nova geração do carro quando vai comprar um 0K. Acha que, se comprar o modelo que está saindo de linha, vai perder dinheiro. O raciocínio está correto: a lógica é o carro desvalorizar quando o mercado lança uma versão mais moderna. Mas atualmente o volume de informação sobre lançamentos é tão grande que quase ninguém é pego de surpresa. Com isso, o modelo que está saindo de linha acaba desvalorizando antes da hora e pode ser uma boa oportunidade de compra.

Foi o que aconteceu com os carros que deixaram de ser produzidos nos últimos meses. Meriva e Zafira, da GM; C3, da Citroën; Ecosport e Ranger versões antigas, da Ford e o Gol G5. Eles estão entre os carros que mais caíram de preço de abril a outubro, período em que permaneceu o desconto do IPI para carros acima de 1.0 (até 2.0) e a eliminação do imposto para carros até 1000cc.

O Ecosport XLS 2.0 16v com câmbio automático foio carro que teve o maior desconto no período, caindo de R$ 60 mil para R$ 49 mil, uma redução de 18,3%. A versão XL 2.0 16v com câmbio mecânico teve uma redução de 16,4%, caindo de R$ 55 mil para R$ 46 mil. Várias outras versões do Ecosport velho tiveram quedas acima de 14% (veja tabela).

Com o mercado ciente da chegada do modelo novo, a versão velha do Citroën C3 teve comportamento semelhante, apresentando queda em torno de 14% no período. A versão com câmbio mecânico caiu de R$ 45.550,00 para R$ 39 mil e a com câmbio automático de R$ 49,1 mil para R$ 42 mil, conforme cotação Molicar.

As minivans da GM, fora de linha desde o início do segundo semestre, também tiveram queda expressiva de preço: a Zafira Confort caiu de R$ 58 mil para R$ 49 mil (-15,5%) e a Elite de R$ 69 mil para R$ 60 mil (-13%). A Meriva Premium ficou R$ 7 mil mais barata (caiu de R$ 48 mil para R$ 41 mil) e a Expression caiu de R$ 45 mil para R$ 39 mil.

O Gol G5  i-Motion caiu de  R$ 38 mil para R$ 32,5 mil e a Ranger teve em média queda de 14%.

É importante salientar que a maior parte dessa queda de preço ocorreu por causa do desconto do IPI; menos pela expectativa da chegada dos modelos substitutos. Na somatória, esses carros tiveram algumas das maiores reduções de preço este ano.

Muita gente aproveitou pra comprar mais barato, optando pelo carro que estava saindo de linha. Financeiramente pode ter sido um bom negócio. Mas os estoques praticamente acabaram, vai ser difícil encontrar o modelo velho no mercado. Num levantamento feito pela repórter Raiza Oliveira, da Agência Autoinforme, poucas unidades foram encontradas nesta segunda-feira (5), e todas custando acima da tabela abaixo.

 Clique aqui e veja o preço  praticado no mercado

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.