Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Seis marcas chinesas estão entre as 25 maiores do mundo

Joel Leite

22/11/2012 11h09

— Ranking oficial da Oica confirma liderança da GM em 2011

A Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores – Oica, publicou o ranking oficial de produção no ano passado, confirmando a General Motors como a maior fabricante do mundo.

A empresa estadunidense reassumiu a liderança depois de perdê-la, há dois anos, para a japonesa Toyota. A mudança de posições foi devido à recuperação da GM e também o impacto dos desastres naturais que aconteceram no Japão em 2011 sobre as operações da Toyota.

Os dados da Oica indicam que a GM fabricou 9,14 milhões de veículos, com crescimento de 7,9% em relação a2010. AVolkwagen, segunda colocada, teve um crescimento maior, de 11%, mas ainda assim ficou a quase um milhão de unidades atrás da líder.

Com 8,05 milhões de veículos produzidos, a Toyota caiu para a terceira posição, queda de 5,8% em relação ao ano anterior.

A Hyundai, por sua vez, manteve a quarta colocação como maior fabricante, com uma produção de 6,6 milhões de veículos e crescimento de 14,7%, enquanto a Ford ficou em quinto lugar, com 4,87 milhões de veículos e queda de 2,2%. Em seguida, na sexta posição, aparece a Nissan, com 4,63 milhões de veículos; a PSA Peugeot-Citroën vem em sétimo com 3,58 milhões e a Honda em oitavo, com 2,9 milhões.

Renault com 2,82 milhões, e Suzuki, com 2,72 milhões, fecham a Lista dos dez maiores fabricantes.

Maior fabricante de veículos do mundo, a China não emplacou nenhuma marca entre as dez mais, porém chama a atenção a presença de marcas chinesas entre as 25 primeiras marcas do ranking. A Dongfeng é 17° colocada, a Geely é a 19°, a Beijing Automotive a 20°, a Chana é a 21°, Chery 23° e Faw 25°.

Veja as maiores fabricantes de 2011

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.