Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Brasileiro quer coleta seletiva, mas não quer pagar por isso.

Joel Leite

26/11/2012 14h58

— Recolhimento de lixo reciclável ainda é incipiente, mas a maioria da população está disposta a separar os resíduos.

A menos de dois anos do prazo final para a implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos em todo o País, apenas 35% da população é atendida pelo serviço. Destes, só na metade dos casos a coleta é feita pelas prefeituras. Entre a parcela que não é atendida, a grande maioria – 85% – está disposta a separar o lixo em casa se o serviço for oferecido.

Os dados estão em pesquisa feita pelo Ibope para o Programa Água Brasil e o estudo completo será divulgado nesta quarta-feira, 28. O Programa Água Brasil, concebido pelo Banco do Brasil e desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a organização ambientalista WWF-Brasil e Agência Nacional de Águas (ANA), atua para ajudar prefeituras a incorporarem a agenda da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.