Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

São Paulo foi o Estado que mais perdeu participação

Joel Leite

20/12/2012 10h44

— Enquanto o mercado cresceu este ano 6,3% o maior estado do País cresceu apenas 1,1%, perdendo 1,45pp de participação.
— Rio Grande do Sul foi o que mais ganhou (+ 0,41pp) e o Piauí o que mais cresceu (+ 17,5%)

As vendas de carros crescem a cada ano, é recorde em cima de recorde e o trânsito das grandes cidades fica cada vez mais caótico. Quem é que já não se perguntou, a cada anúncio de aumento de vendas…

"Onde é que vai caber tanto carro?"

Pois esta notícia pode amenizar o desespero do cidadão do maior estado da Federação: São Paulo foi o estado que mais perdeu participação nas vendas de carros e comerciais leves este ano, caiu de 30,2% em 2011 passado para 28,7% em 2012 (dados do Renavam até a primeira quinzena de dezembro).

Claro que o volume de vendas ainda é enorme, São Paulo tem quase 1/3 de todas as vendas no País, mas essa redução pode significar uma tendência, resultado da saturação do mercado, como acontece em alguns países europeus onde a relação carro-habitante é semelhante à da capital paulista, e onde as vendas atendem apenas ao mercado de reposição, sem grandes expectativas de crescimento.

Enquanto as vendas de carros e comerciais leves cresceram 6,3% no País, em São Paulo o aumento foi de apenas 1,1%, o que resultou numa perda de 1,45pp de participação no Estado (veja a tabela).

Ao não acompanhar a evolução do mercado, São Paulo deixou de crescer o equivalente a um Mato Grosso do Sul, um Rio Grande do Norte, uma Paraíba ou um Maranhão (veja).

O Rio Grande do Sul foi o Estado que mais cresceu em participação, passando de 6,3 pontos percentuais em 2011 para 6,7pp este ano, ampliando a sua fatia no Brasil em 0,41pp.

Mas em aumento proporcional o estado que mais cresceu foi o Piauí, que passou de 25.364 unidades em 2011 para 29.816 este ano, aumento de 17,5%, o que lhe garantiu 0,86 ponto de participação no mercado total (em 2011 tinha 0,78%).

O segundo que mais cresceu foi o Rio Grande do Norte, que saiu de 31.646 unidades vendidas em 2011 para 36.876 este ano (+16,52% e aumento de 0,97% para 1,07% na participação), enquanto Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e Ceará completam com o Rio Grande do Sul os cinco que mais aumentaram a participação este ano.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.