Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

A tecnologia a serviço da eficiência, do conforto e da segurança

Joel Leite

21/12/2012 10h47

— O carro do futuro caminha em direção às necessidades do homem moderno

Desde que surgiu, no Iraque, a roda tem desafiado o homem a buscar alternativas para a mobilidade. Mas da roda ao motor a combustão o progresso foi lento, muito lento: foram 5,4 mil anos de tentativas frustradas! Daí para a frente, no entanto, as invenções proliferaram.

Todos os dias, em algum lugar do mundo, alguém está desenvolvendo uma nova alternativa de mobilidade. Algumas são aproveitadas, tornam-se viáveis e fazem sucesso, outras são descartadas. Mas todas elas são bem vindas; contribuem para o exercício da reflexão sobre as nossas necessidades, apontam tendências, norteiam os futuros inovadores.

Cada invenção tem o seu tempo e como não se prevê o que está por vir, qualquer inferência sobre o carro do futuro é pura especulação.

No entanto as imposições sociais indicam alguns sinais sobre o futuro da mobilidade.

A preocupação com o meio ambiente leva a indústria a investir em carros híbridos, elétricos, em motores mais eficientes, tudo em nome da economia de combustíveis fósseis e da redução das emissões de poluentes. Outra vertente é a criação de carros mais seguros, mais confortáveis e quase autônomos, relegando ao motorista um papel secundário na condução e na prevenção dos acidentes.

A era da conectividade também transformou veículos em células de emissão e recepção de sinais com o mundo, pela internet e pelo telefone celular. O carro é também um centro de diversões para crianças e adultos, com seus sistemas de jogos e a interação com as mídias sociais.

Em relação à segurança a evolução é ainda maior. O Brasil não é referência, mas no Primeiro Mundo são elementares sistemas de segurança que controlam o carro e deixam ao motorista o papel de coadjuvante.

Carros de luxo têm equipamentos sofisticados, como o sistema que adverte o motorista sobre a eminência de uma colisão dianteira, faróis direcionais e adaptáveis, sistema que monitora pontos cegos do carro e algumas ferramentas que interferem no estado físico do motorista, alertando e evitando o acidente.

Sistemas inteligentes reduzem a velocidade ou freiam o carro para evitar o choque como carro que vai à frente e em alguns lugares do mundo ruas e estradas estão adaptadas para se relacionar com o carro.

Já se desenvolve sistemas de direção automatizada, que substitui a ação do motorista, o que reduz o estresse e contribui para a fluidez do trânsito.

O objetivo é oferecer tecnologias para ajudem o motorista a enfrentar o trânsito e outros problemas da mobilidade. Cada vez mais o carro vem atendendo essa expectativa.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.