Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Chrysler vai trazer Alfa Mito e Giulietta

Joel Leite

29/01/2013 16h03

— Controlada pela Fiat, empresa que abriga quatro marcas terá mais uma este ano: a italiana Alfa Romeo.

A Chrysler quer crescer no Brasil. Está animada. Foi a marca que mais aumentou as vendas no segmento de luxo, que, segundo a própria Chrysler, reúne apenas marcas que não têm fábrica de carros no Brasil: ela mesma mais a Audi, a BMW, a Volvo e a Mercedes-Benz. Desconsidera, portanto, os carros de luxo trazidos por outras montadoras.

O indicativo de que a marca está no caminho certo é que a Chrysler cresceu num ano em que o segmento dos importados teve queda de vendas. Para isso, investiu: aumentou a rede de 25 para 40 concessionárias e mais 15 estão previstas para este ano. E construiu um Centro de Distribuição em Louveira, no interior de São Paulo.

Lançou o Journey novo, o Wrangler, o Jipe Compass e a van Town and Country.

Administrada pela Fiat, a Chrysler tem sob seu controle quatro marcas: a própria Chrysler, a Dodge, a Jeep e a Ram, além de uma marca de autopeças, a Motar, que pode entrar no setor de veículos ainda este ano.

../IMAGENS/CHRYSLER/alfa-mito.jpg

E terá outra, a Alfa Romeo, que – mais uma vez – vai voltar ao Brasil, agora sendo distribuída pela rede da marca estadunidense.

Ainda este ano o consumidor brasileiro terá dois modelos da emblemática marca italiana à disposição: o Giulietta e o Mito.

O Mito é fabricado sobre a plataforma do Punto e tem o eficiente motor 1.4 T-Jet turbo de 170 cavalos, com injeção direta e cabeçote com comandos variáveis Multiair. Acelera até os 100 km/h em 7,5 segundos e atinge 220 km/h de velocidade máxima.

O Giulietta, maior, é feito sobre a plataforma do Bravo, da Fiat e tem o mesmo motor turbo 1.4 T-Jet, de baixo consumo e baixas emissões. Tem suspensão traseira independente multilink.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.