Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Autopeças terão certificação do Inmetro

Joel Leite

30/01/2013 11h56

Objetivo é garantir a procedência e o padrão de qualidade

Oito tipos de autopeças passam a ser fabricadas obrigatoriamente com selo do Inmetro no mercado de reposição, entre elas, amortecedores – item de segurança do veículo.

A partir deste mês toda peça que for fabricada no Brasil ou importada terá que ter o selo do Inmetro. Os distribuidores podem vender peças sem o selo até julho e, no varejo, o prazo para a exigência da certificação vai até julho de 2014.

O selo do Inmetro será obrigatório para autopeças destinadas a veículos fabricados ou importados a partir de 1º de janeiro de 2000.

As autopeças que terão o selo do Inmetro são amortecedores, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto, buzinas e similares, pistões de alumínio, pinos e anéis de trava e de pistão, bronzinas e lâmpadas.

Ficam isentos da obrigatoriedade componentes para linha de montagem (itens que vem no veículo, como os bancos e volante, por exemplo), recall (repostos pela fabricante) e de veículos fabricados até 31 de dezembro de 1999 que deixaram de ser produzidos.

A medida atenderá a 71% da frota circulante no País estimada em mais de 40 milhões de veículos.  Desta forma, é possível garantir a procedência e o padrão de qualidade dos produtos no mercado de reposição.

O consumidor poderá exigir peças com o selo do Inmetro.

Outros componentes já receberam o selo do Inmetro, como catalisadores e rodas. A previsão é que outros itens também sejam certificados.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.