Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Citroën DS4: requinte e tecnologia

Joel Leite

26/02/2013 09h56

— Carro complementa a linha topo da marca francesa trazendo equipamentos de alta tecnologia e sofisticação. Por R$ 100 mil.

Estilo, requinte e tecnologia. É isso o que oferece o DS4,o carro que complementa a linha topo da Citroën no Brasil, que já conta com o DS3.

O DS4 é associado à exclusividade, alto desempenho e ousadia. É um carro de imagem, isto é: tem um volume de vendas pequeno, mas uma boa margem de lucro e, mais importante, cria uma imagem positiva para a marca junto ao mercado.

Um carro que, "antecipa tendências e propõe uma nova abordagem do requinte e do prazer ao dirigir". Para Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil, o DS4 representa "a nossa visão do coupé do amanhã".

O DS4 traz equipamentos diferenciados, como o para-brisa panorâmico, sistema de ajuda a estacionamento, alerta de ponto cego nos retrovisores. GPS com tela colorida 16/9, faróis autodirecionais.

O motor é o THP 165 turbocompressor de alta pressão com intercooler, quatro cilindros e 16 válvulas. Foi desenvolvido pela PSA Peugeot Citroën em parceria com a BMW. Tem alta potência e baixo consumo, consequentemente baixos níveis de emissões. O câmbio automático tem opção de mudança de marcha sequencial e modo esportivo.O carro acelera de 0 a 100 km/hem 8,6 segundos e atinge 212 km/h.

../IMAGENS/CITRON/ds4_interna.jpg

O som – CD, MP3 – tem comando no volante e vem com o Arkamys Sound Process, que faz melhor distribuição do som (voz e música) no interior do veículo, dando uma sensação de precisão e realismo.

Os bancos dianteiros (motorista e passageiro) têm massageadores com regulagem lombar. Um item de muita sofisticação é o controle, feito pelo motorista, do som da alavanca das setas e do pista alerta, entre outros. O sistema de climatização também tem três opções de intensidade: suave, média e intensa.

O DS4 vem com faróis bixênon com lavadores e acendimento automático. Direcionais, os faróis iluminam o interior das curvas, movendo-se em um ângulo de até 15°. Têm regulagem automática, acertando o facho luminoso quando o carro recebe uma carga pesada.

Um sensor detecta a presença de um veículo na área dos ângulos mortos e avisa o motorista: monitora uma área de 5m para trás do para-choque traseiro e 3,5m na lateral.

Outro item de alta tecnologia e que oferece tremendo conforto ao motorista é o sistema de estacionamento automático. Ao dar a seta, o motorista é informado se a vaga é suficiente para estacionar. Em caso positivo, o sistema faz a operação sozinho.

O sistema de ajuda à partida em aclive/declive mantém o carro imóvel por dois segundos após ter-se soltado o pedal de freio. Isso facilita as paradas em subidas e traz segurança ao motorista.

../IMAGENS/CITRON/ds4_tras.jpg

O DS4 vem com o REF (repartidor eletrônico de frenagem), o AFU (ajuda à frenagem de urgência) e o ESP (controle dinâmico de estabilidade). São seis airbags de série, para o motorista e passageiro da frente, laterais e cortinas.

Dos 200 quilos de plástico aplicados na produção do carro, 30k são de "materiais verdes". A preocupação com o meio ambiente, segundo a empresa, começa no processo produtivo. A fábrica de Mulhouse (França), onde o DS4 é produzido, vem há anos aperfeiçoando o desempenho ambiental, particularmente em relação a consumo de eletricidade e de água por veículo produzido.

Com garantia de três anos, o DS4 chega às concessionárias por R$ 100 mil. 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.