Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Transporte oficial da Copa será feito com carros a biodiesel

Joel Leite

26/02/2013 17h50

— Projeto lançado no Rio vai produzir 25 mil litros de biodiesel e mobilizar 10 mil recicladores de óleo de cozinha usado

Foi lançado nesta segunda-feira (25), no Rio de Janeiro, um projeto que vai coletar óleo de cozinha usado para fabricar biodiesel em todas as cidades sedes da Copa.

Com a previsão de produção de 25 milhões de litros de biodiesel até o evento, o projeto "Bioplanet" começa no Rio de Janeiro e o lançamento nas demais cidades que receberão a Copa e a Copa das Confederações acontecerá nos próximos dois meses.

A idealização e organização do projeto são da Biotechnos Projetos Autossustentáveis, empresa especializada em iniciativas sustentáveis, com apoio da Ambev.

O objetivo é que em 2014 esse biocombustível seja usado nos carros que transportarão as delegações oficiais durante a Copa.

"O projeto vai mobilizar três milhões de estudantes no País e prevê a inclusão produtiva de dez mil catadores de materiais recicláveis", explicou Vinícius Puhl, um dos coordenadores.

Um estudo recente da Casa Civil identificou que no Brasil é descartado, indevidamente, 1,4 bilhão de litros óleo de cozinha usado. O resíduo vai para o ralo da pia em 50 milhões de residências e pequenos estabelecimentos do ramo da alimentação.

Os primeiros pontos de coleta serão no Rio de Janeiro, nos bairros de Rocha Miranda, Complexo do Alemão, Juramento e Inhaúma, e nos municípios de Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba, Macaé e São Gonçalo.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.