Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Biodiesel de palma é alternativa energética na Colômbia

Joel Leite

14/03/2013 11h56

"Ele pode gerar um importante ganho financeiro para o país", disse o presidente da federação de produtores de palma, Jens Dishington

Para cada hectare de palma plantado a Colômbia obtém 1.270 litros de biodiesel. No total, o país produz 151 milhões de litros por ano, usados em caminhões e transporte coletivo, mas também oferece o produto aos grandes consumidores de diesel para que misturem com o diesel mineral.

De acordo com a legislação nacional, a Colômbia consolidou o uso do biodiesel para chegar a mistura B10 (10% de biodiesel e 90% diesel) em 2012. Com os avanços tecnológicos e comprovados benefícios ambientais e econômicos que se esperam nos próximos anos, a mistura foi elevada para B15.

O presidente da Fedepalma (Federação Nacional de Produtores de Palma), Jens Mesa Dishington, disse que "o biocombustível é um recurso poderoso e é a nova realidade para a geração de energia; não é apenas uma alternativa limpa em relação aos combustíveis fósseis. Ele pode gerar um importante ganho financeiro para o país".

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.