Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Prisma é o mais barato e o mais equipado

Joel Leite

28/03/2013 09h44

— HB20 vem completo de série, mas consumidor paga por isso.

–Voyage é o que oferece mais opcionais ao consumidor.

— Veja tabela comparativa com 41 itens 

As aparências, assim como os argumentos de marketing, enganam. Por isso o consumidor deve fazer uma comparação criteriosa na hora de comprar um carro zero se quiser fazer um bom negócio.

Muitas vezes o carro é oferecido como "o mais barato do mercado", mas vem pelado, de forma que, para equipá-lo com tudo o que o concorrente tem, o consumidor vai pagar mais caro ainda.

Outro é oferecido como "o mais completo da categoria", mas por um preço que coloca o produto num patamar superior.

É preciso, portanto, comparar não apenas o preço, mas também os itens de potência e desempenho, dimensões da carroceria, entre-eixos e porta malas e, principalmente, os equipamentos de série + o preço dos opcionais. Além de itens de uso do carro, como o seguro e o tempo de garantia.

Nem sempre é possível comparar os carros de forma objetiva, pois as montadoras, cada uma oferece um sistema diferente de composição de equipamentos: o pacote de uma não corresponde com o pacote da outra.

Fizemos o comparativo financeiro com as versões de entrada dos sedãs pequenos HB20, Prisma e Voyage, para ajudar você a tomar a melhor decisão. Compare.

Para facilitar o comparativo, incluímos nos carros os opcionais de forma a deixá-los num nível equivalente de equipamentos.

Mesmo considerando os equipamentos mais ou menos equivalentes, o HB20S é o mais caro dos três: custa R$ 39.495,00, ou R$2.305,00 a mais do que o Prisma e R$1.582,00 a mais que o Voyage.

Essa diferença, no entanto, pode ser compensada com a vantagem da garantia, que no caso do coreano é de cinco anos. A garantia do Voyage é a menor, apenas um ano. O Prisma aparece numa situação interessante: é o mais barato (R$ 37.190,00) e tem garantia de três anos (normalmente o tempo que o primeiro comprador fica como carro).

No que se refere às dimensões o carro da GM leva vantagem sobre os concorrentes. Ele é maior em comprimento, altura e distância entre eixos, perdendo apenas na largura, para o Voyage.

A potência do motor 1.0 do Prisma empata com o HB20S, com 80 cavalos, mas ganha quando os carros usam álcool: nesse caso, o HB20S gera 75 cavalos e o prisma 78. O Voyage, com 76 cavalos a gasolina e 72 a álcool, perde para os dois.

Equipamentos

A regulagem da altura do volante é item opcional no HB20S e de série no Prisma, que também tem sensor de estacionamento de série, item que o coreano não dispõe nem mesmo como opcional. Por outro lado, tanto o HB20S quanto o Voyage oferecemo rádio com CD e MP3 de série, item que no Prisma é opcional.

Uma boa vantagem do Voyage é que ele dispõe de alguns itens que os concorrentes não oferecem. Três deles são opcionais no carro da Volkswagen, mas pelo menos o comprador do carro poderá dispor de bancos de couro, volante de couro e sensor de luminosidade, itens que os dois concorrentes não dispõem.

O Voyage traz também de série o volante multifuncional, que os concorrentes não têm, mas o seu sistema ABS não vem acompanhado do EBD, que o Hyundai e o Chevrolet trazem de série.

O Prisma se destaca também pela inclusão de dois itens de série que os concorrentes não têm: o volante com regulagem de altura (opcional tanto no HB20 quanto no Voyage) e o sensor de estacionamento (opcional no carro da Volks e não disponível no coreano).

Os valores do seguro são semelhantes, mas o Prisma leva uma pequena vantagem também nesse item: paga R$ 1.851,02, contra R$ 1.935,94 do HB20s e 2.062,93 do Voyage (o mais caro). O Prisma tem a menor franquia dos três (veja tabela)

Veja na tabela o comparativo dos sedãs HB20, Prisma e Voyage.

 

HB20S / 1.0 Confort Plus

Prisma / 1.0 LS

Voyage / 1.0

HB20S / Prisma / Voyage

Preço oficial – básico

R$ 39.495,00

R$ 37.190,00

R$ 37.913,00

Procedência

Brasil

Brasil

Brasil

Garantia

5 anos

3 anos

1 ano

Dimensões
Motor

1.0

1.0

1.0

Potência (cv)(E)(G)

80/75

80/78

76/72

Comprimento (mm)

4.230

4.275

4.215

Largura (mm)

1.680

1.705

1.893

Altura (mm)

1.470

1.484

1.462

Distância entre eixos (mm)

2.500

2.528

2.465

Porta malas (Lts)

450

500

480

Peso em ordem de marcha (kg)

1.014

1.031

1.065

Desempenho  
0-100 km/h(E)(G)s

14,9 / 15,9

13,1 / 13,6

Velocidade máxima (km/h)

162/157

167/165

Consumo cidade (km/l)

Consumo estrada (km/l)

Tanque combustível (Lts)

50

54

55

Equipamentos  

 

 

 

ABS

série

ABS + EBD

série

série

Air bag motorista e passageiro

série

série

série

Alarme

série

série

série

Ar condicionado

série

série

série

Bancos com regulagem de altura

série

série

série

Bancos de couro

opcional

Chave canivete

série

série

série

Computador de bordo

série

série

série

Direção Hidráulica

série

série

série

Faróis de neblina

opcional

opcional

opcional

Luz de Freio Brake Light

série

série

série

Radio CD/MP3

série

opcional

série

Retrovisores elétricos

opcional

opcional

opcional

Rodas de liga leve

opcional

opcional

opcional

Sensor luminosidade

opcional

Sensor de estacionamento

série

opcional

Trava elétrica

série

série

série

Vidros elétricos

série

série

série

Volante com regulagem de altura

opcional

série

opcional

Volante revestido de couro

opcional

Volante multifuncional

série

Seguro
Valor

R$ 1.935,94

R$ 1.851,02

R$ 2.062,93

Franquia

R$ 2.400,00

R$ 2.169,00

R$ 2.475,00

Fonte: AutoInforme

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.