Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Fiesta tem recursos para liderar segmento

Joel Leite

22/04/2013 16h28

 

— Bem equipado e bem posicionado em relação a preço, o premium da Ford, agora feito no Brasil, tem tudo para fazer sucesso 

Com o título de carro pequeno mais vendido no mundo no ano passado (600 mil unidades), o Fiesta novo chega ao mercado brasileiro – agora fabricado em São Bernardo do Campo – com a missão de liderar o segmento do chamado "compacto premium", formado por carros pequenos com motor acima de 1000cc e bem equipados.

Para isso vai ter que superar outros três concorrentes, que hoje têm um volume de vendas maior: HB20, Ônix e Fox. O Fiesta é o quarto colocado no segmento (veja quadro).

../IMAGENS/FORD/new-fiesta-interna1.jpg

O New Fiesta 2014 foi lançado neste fim de semana e traz como novidade os motores da família Sigma: 1.5 e 1.6. O 1.6 TiVCT tem potência de 130 cv com álcool e 125 cv com gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e atinge 190 km/h. O motor 1.5 de 16 válvulas tem 111 cavalos de potência usando álcool e 107 cv com gasolina, ambos com sistema eletrônico de partida a frio, que elimina o reservatório de gasolina.

O carro tem quatro versões de acabamento: 1.5 S e SE e 1.6 SE e Titanium (mais detalhes abaixo).

O carro da Ford vai competir diretamente com o HB20 1.6, líder do segmento, além do C3, Fox, Ônix e até o Palio topo de linha.

../IMAGENS/FORD/new-fiesta-tras.jpg

Sem considerar o visual do carro, que é bonito – mas trata-se de uma avaliação muito objetiva – o Fiesta oferece muito mais ao consumidor do que os seus concorrentes, na avaliação de Luiz Cipolli Junior, analista da AutoInforme, que está no evento de lançamento em Foz do Iguaçu e fez o test drive com o carro. Isso porque o Fiesta está muito bem posicionado de preço (R$ 39 mil a R$ 55 mil) e é muito mais equipado.

Além disso, oferece equipamentos que nenhum concorrente tem, como o câmbio de seis velocidades, que é um diferencial importante. É também o único carro do segmento (até R$ 50 mil) com controle de tração e controle de estabilidade.

Outro item exclusivo na categoria, e que mostra o interesse da Ford em oferecer uma opção mais sofisticada ao consumidor, é o sistema de assistência de rampa, que mantém o carro imóvel por alguns segundos quando o motorista tira o pé do freio para acelerar nas subidas íngremes, um importante item de segurança.

../IMAGENS/FORD/new-fista-lateral.jpg

Pra completar, o modelo topo de linha, o New Fiesta Titanium 1.6, vem com sete airbags.

A versão S 1.5 vem com airbag duplo, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som com conexão USB e bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e três anos de garantia. Custa R$ 38.990,00.

O SE 1.5 tem ainda rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$ 42.490,00.

O SE 1.6 vem também com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, vidros elétricos com abertura e fechamento global, sistema com comandos de voz em português e controles no volante e rodas de alumínio de 15 polegadas. Com transmissão manual, custa R$ 45.490,00.

../IMAGENS/FORD/new-fiesta-frent.jpg

O New Fiesta Titanium 1.6, é o topo de linha. Vem com sete airbags, bancos e volante de couro, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e rodas de alumínio de 16 polegadas, por R$ 51.490,00 na versão manual.

A Ford oferece uma cesta básica de peças e um plano de seguro em parceria com a Mapfre, que custa R$ 1.855,00 em São Paulo, sem perfil do motorista.

O New Fiesta é produzido em oito fábricas no mundo: Brasil, México, Alemanha, Índia, Vietnã, Tailândia e em duas na China.

A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo recebeu investimento de R$ 800 milhões para a produção do carro.

Hatch pequenos premium   
Jan-Mar/2013  
    CarroUnidadesPart.
1) HB2031.74419,30%
2) Ônix29.16917,80%
3) Fox/CrossFox30.75918,70%
4) Fiesta21.90413,30%
5) Sandero17.71210,80%
6) C38.9475,40%
7) Agile7.4704,50%
8) March5.9593,60%
9) Sonic2.1501,30%
10) Fiat 5001.9621,20%
Fenabrave

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.