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O Mundo em Movimento

Fabricantes querem um Brasil exportador

Joel Leite

23/04/2013 11h30

— Novo presidente da Anfavea quer cinco milhões no mercado interno, um milhão no exterior e o País no "top five" da produção mundial.

O novo presidente da Anfavea, Luiz Moan, que tomou posse nesta segunda-feira, quer marcar o seu mandato com a retomada das exportações; para isso vai buscar junto ao governo uma nova política de incentivo, o que chamou de Exportar Auto, em referência ao programa Inovar Auto, que determina aos fabricantes uma série de exigências para que o carro tenha maior índice de peças locais e redução de consumo.

O objetivo é fazer o Brasil voltar a ser uma plataforma de exportações, como já foi: em 2005, 30% da produção era vendida no exterior, cerca de 900 mil veículos. Em 2012 foram exportados apenas 420 mil carros completos.

O presidente da associação dos fabricantes quer que as montadoras exportem um milhão de unidades até 2016 e acredita que o cumprimento dessa meta vai estimular toda a cadeia automotiva, porque incrementa a venda de matéria prima, equipamentos e autopeças.

Luiz Moan traçou outras estimativas otimistas.

– Cinco milhões de carros nos próximos anos (não determinou exatamente quando). Num recado aos pessimistas, lembrou que o mercado brasileiro cresceu 166% nos últimos nove anos.

– Crescimento da produção: disse que não adianta crescer só o mercado, é preciso crescer a produção. O Brasil é o quarto maior mercado do mundo e o sétimo produtor. Ele acha que é preciso estar entre os cinco maiores fabricantes do mundo.

Para isso conta com o Inovar Auto, que já habilitou 40 empresas e incentivou o investimento de R$ 60 bilhões até 2017 (12 bilhões por ano, um volume nunca visto no País).

Ao reclamar da carga tributária, que segundo ele deve ser reduzida para permitir a competitividade à indústria brasileira, lembrou que o Inovar Auto prevê redução do IPI para as empresas que atingirem a eficiência energética: "os carros eficientes serão premiados com a redução do imposto". Espera-se, portanto, a redução do preço final.

Mas mais do que números, o novo presidente da Anfavea disse que pretende criar, com o governo, um canal catalisador de engenharia, para incrementar a capacidade das empresas instaladas no Brasil de desenvolver um carro de ponta a ponta.

Outro aspecto destacado por Luiz Moan foi a questão da sustentabilidade. "Não nos furtaremos de debater a mobilidade, a segurança viária, a educação no trânsito e o meio ambiente", disse.

Lembrou que o Brasil evoluiu muito na questão ambiental, especialmente com o programa do álcool combustível.

"Hoje o carro polui 29 vezes menos do que poluía há vinte anos", disse, destacando que o combustível da cana, "por sua capacidade de sequestrar carbono da atmosfera, anula totalmente a emissão de CO2 provocada pelos escapamentos dos automóveis".

O dirigente destacou também que o etanol de segunda geração vai provocar um aumento substancial de produção: um aumento de 60% usando a mesma área de plantação, pois vai utilizar os resíduos da cana para a produção de álcool.

"A Anfavea reconhece que o carro é parte do problema ambiental, mas também quer mostrar que é parte da solução", disse o novo presidente, sem, no entanto, apresentar propostas em relação à reciclagem de veículos, há muito debatida, mas que ainda está incipiente.

Ele lembrou que 85% do carro é reciclável; "faltam apenas 15%, que exige desenvolvimento de tecnologia e investimentos".

"O primeiro passo dessa batalha – disse Moan – é criar condições jurídicas para resolver o problema de carros que estão abandonados, apodrecendo nas ruas. O problema é que, para levar esses carros para reciclagem é preciso proceder a um processo judicial. Muitos carros têm dívida, em multa ou não pagamento de impostos, que superam o valor do veículo".

Luiz Moan, diretor da General Motors, substitui Cledorvino Belini, presidente da Fiat, na direção da entidade que congrega os fabricantes de veículos. Seu mandato vai até 2016.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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