Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Honda lança scooter que desliga motor quando para no farol

Joel Leite

26/04/2013 11h43

Veículo que está sendo apresentado hoje (26) em Indaiatuba chega em maio e vai custar R$ 7.990,00

  A Honda apresentou nesta sexta-feira o scooter PCX150, fabricado em Manaus, que tem motor de 150 cm3 e com características de baixo consumo e baixa emissão de poluentes.

A moto tem um sistema que permite que o motor desligue em marcha lenta após três segundos parada e volte a funcionar ao acionar o acelerador. A tecnologia, inédita no Brasil, permite uma grande redução no consumo; é parecida com o sistema anda e para usado por alguns carros com o mesmo objetivo. Além de reduzir as emissões, o sistema faz isso exatamente nos locais onde há mais poluição, isto é, nas paradas dos faróis, onde se acumulam os veículos com os motores ligados.

O novo scooter será vendido por R$ 7.990,00, revelou Luiz Cipolli Junior, da AutoInforme, que acompanha o lançamento em Indaiatuba.a com o sistema anda e para usado por alguns carros com o mesmo objetivo. Além de reduzir as emissões, o sistema faz isso exatamente nos locais onde há mais poluição, isto é, nas paradas dos faróis, onde se acumulam os veículos com os motores ligados.

A moto tem transmissão automática CVT, sistema que elimina a necessidade de troca de marchas. O sistema de freios é o CBS (Combined Brake System), com disco com 220 mm de diâmetro na dianteira e tambor de 130 mm na traseira: ao acionar o freio traseiro, o dianteiro é acionado simultaneamente, aumentando a segurança e melhorando a frenagem.

A estimativa de produção é de mil unidades por mês, que poderá ser ampliada caso haja demanda. O PCX estará disponível nas concessionárias a partir na segunda quinzena de maio.

Ficha Técnica

MOTOR: 153cm3, OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido

POTÊNCIA MÁXIMA:  13,6 cv a 8.500 rpm

TORQUE MÁXIMO: 1,41 kgf.m a 5.250 rpm

DIÂMETRO X CURSO:  58,0 x 57

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.