Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Honda vai produzir energia eólica

Joel Leite

26/04/2013 10h25

— Parque que vai transformar vento em energia será em Xangri-lá, no RS. Investimento é de R$ 100 milhões.

 A Honda vai construir um parque eólico na cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, que irá suprir a demanda de energia de sua fábrica de Sumaré (SP).

O projeto terá investimento inicial de R$ 100 milhões e o parque eólico iniciará as operações em setembro de 2014, através da Honda Energy do Brasil.

A energia será produzida por nove turbinas de 3 MW, com capacidade de 27 MW. Isto representará a geração de 95.000 MWh/ano, o equivalente ao consumo de cidades com população de 35 mil pessoas. Com o parque eólico, a Honda deixará de emitir 2,2 mil toneladas de CO2 por ano, o que representa 30% do total gerado pela fábrica.

A cidade de Xangri-lá foi escolhida pela equipe de sustentabilidade da Honda após visitas a quase 30 locais, por sua logística, disponibilidade de ventos, infraestrutura já instalada, além de rede de transmissão e subestação a 1 km do parque eólico.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.