Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Algas podem virar biocombustível

Joel Leite

03/05/2013 15h16

— Estudo feito pela Ford indica que as algas marinhas podem converter o dióxido de carbono em óleo com a fotossíntese

Na busca pela substituição dos combustíveis fósseis (pela busca da sustentabilidade) a indústria não tem limites na exploração de novas formas de produção de energia

A última é uma pesquisa que a Ford vem fazendo para usar algas marinhas como componentes para fazer biocombustível.

O projeto faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa.

A alga tem características que podem se transformar em biocombustível; certas espécies têm a capacidade de converter o dióxido de carbono em óleo, por processo da fotossíntese.

A alga tem a vantagem de poder ser cultivada em vários ambientes, tanto na água doce quanto na água salgada.

Pode ser colhida diariamente e durante todo o ano, portanto é competitiva em relação a outros componentes de biocombustível, como a soja e o milho.

O uso do biocombustível ajuda a reduzir o impacto ambiental do consumo de energia.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.