Novo pneu Michelin para (bem) antes do concorrente
— Teste no piso molhado revelou que o Primacy 3 tem um arrasto 9 m menor do que o concorrente
— Empresa quer dobrar a participação no mercado brasileiro
Na hora do perigo, ao volante, você enfia o pé no breque, certo? Pra que? Pra fazer o carro parar. É como se você enviasse uma ordem para os pneus interromperem o avanço daquela massa de uma tonelada de peso.
Por isso o pneu tem um papel fundamental na segurança. Imagine entrando numa curva forte: você só estará confiante se tiver certeza de que os pneus do carro estão em boas condições.
Quando você freia, o carro arrasta 10, 20,50 metros, dependendo da velocidade e também das condições – e da qualidade – dos pneus.
A última novidade nessa linha vem da Michelin, que apresentou em Buenos Aires o Primacy 3, um pneu que reduz o arrasto. Ele para quatro metros antes dos concorrentes no piso molhado e três metros antes no piso seco. E, segundo a fábrica, tem 12% a mais de aderência nas curvas. Eu participei dos testes desse novo pneu da Michelin, em Buenos Aires. As medições foram feitas com um aparelho chamado Performance Box, que faz a leitura das distâncias e da velocidade via satélite.
Nas curvas, com o chão molhado, ele teve uma aderência maior, isso é claramente perceptível.
A empresa já está equipando alguns carros com o novo pneu: o Fusion, o Volvo C-60, o Audi A6, o C4, o Focus e o 308.
É um produto eficiente, mas todo esse investimento em tecnologia só vai trazer resultado se o motorista estiver atento à direção. Se a freada for retardada em apenas dois décimos de segundo, a tecnologia será anulada.
Quer dizer: não adianta dispor de equipamento eficiente, se o motorista não estiver atento. Uma pequena falha elimina essa grande diferença, que pode salvar uma vida.
A Michelin tem grandes expectativas no mercado brasileiro. Pretende dobrar a participação no segmento de carros de passeio até 2020. Para isso, conta com o aumento da frota, que passaria de 35 milhões para 70 milhões de carros nos próximos 17 anos, segundo estimativa da empresa. A empresa aposta no uso do Primacy 3 para contribuir pro propósito das montadoras em aumentar a eficiência energética, objetivo traçado pelo programa Inovar Auto, que exige a redução do consumo e das emissões de poluentes até 2016.
Segundo a empresa, o uso do novo pneu resulta numa economia de combustível de 20%, um ganho importante no objetivo de redução de 13% traçado pelo programa nos próximos quatro anos.
Joel Leite
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