Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Novo pneu Michelin para (bem) antes do concorrente

Joel Leite

14/05/2013 10h25

— Teste no piso molhado revelou que o Primacy 3 tem um arrasto 9 m menor do que o concorrente

— Empresa quer dobrar a participação no mercado brasileiro

Na hora do perigo, ao volante, você enfia o pé no breque, certo? Pra que? Pra fazer o carro parar. É como se você enviasse uma ordem para os pneus interromperem o avanço daquela massa de uma tonelada de peso.

Por isso o pneu tem um papel fundamental na segurança. Imagine entrando numa curva forte: você só estará confiante se tiver certeza de que os pneus do carro estão em boas condições.

Quando você freia, o carro arrasta 10, 20,50 metros, dependendo da velocidade e também das condições – e da qualidade – dos pneus.

A última novidade nessa linha vem da Michelin, que apresentou em Buenos Aires o Primacy 3, um pneu que reduz o arrasto. Ele para quatro metros antes dos concorrentes no piso molhado e três metros antes no piso seco. E, segundo a fábrica, tem 12% a mais de aderência nas curvas. Eu participei dos testes desse novo pneu da Michelin, em Buenos Aires. As medições foram feitas com um aparelho chamado Performance Box, que faz a leitura das distâncias e da velocidade via satélite.
Nas curvas, com o chão molhado, ele teve uma aderência maior, isso é claramente perceptível.

A empresa já está equipando alguns carros com o novo pneu: o Fusion, o Volvo C-60, o Audi A6, o C4, o Focus e o 308.

É um produto eficiente, mas todo esse investimento em tecnologia só vai trazer resultado se o motorista estiver atento à direção. Se a freada for retardada em apenas dois décimos de segundo, a tecnologia será anulada.

Quer dizer: não adianta dispor de equipamento eficiente, se o motorista não estiver atento. Uma pequena falha elimina essa grande diferença, que pode salvar uma vida.

A Michelin tem grandes expectativas no mercado brasileiro. Pretende dobrar a participação no segmento de carros de passeio até 2020. Para isso, conta com o aumento da frota, que passaria de 35 milhões para 70 milhões de carros nos próximos 17 anos, segundo estimativa da empresa. A empresa aposta no uso do Primacy 3 para contribuir pro propósito das montadoras em aumentar a eficiência energética, objetivo traçado pelo programa Inovar Auto, que exige a redução do consumo e das emissões de poluentes até 2016.

Segundo a empresa, o uso do novo pneu resulta numa economia de combustível de 20%, um ganho importante no objetivo de redução de 13% traçado pelo programa nos próximos quatro anos.

Joel Leite

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.