Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

O novo Classe S, a caminho da direção autônoma

Joel Leite

23/05/2013 16h17

— Carro amplia a autonomia na direção; câmara estéreo prevê situação da estrada e previne uma batida no cruzamento.

— Crescimento do consumo na Ásia faz a empresa criar o "passageiro de primeira classe"

A Mercedes-Benz lançou em Hamburgo, na Alemanha,o carro topo da cadeia de luxo, que a marca oferece a seus mais ricos consumidores em todo o mundo.

Para você ter uma idéia de quanto qualificado é o segmento do Classe S, basta dizer que, quando chegar ao Brasil, no fim do ano, ele vai disputar a preferência de pouco mais de uma centena de consumidores.

A empresa precisa convencer esse sofisticado nicho de mercado que o Classe S é a melhor opção entre os concorrentes: o BMW Série 7, o Audi A8 e outros modelos com menor participação nas vendas, mas não menos emocionantes, como o Maserati Quatro Porte e o Jaguar topo de linha. É uma tarefa difícil, mas a Mercedes-Benz tem conseguido a maior parte dessa fatia.

Na apresentação mundial, a direção da Mercedes-Benz mostrou porque acredita que a opção dos endinheirados de todo o mundo será pelo seu Classe S, um consumidor que espera sempre novos padrões em tecnologia.

O carro foi apresentado dentro da fábrica da Airbus, que produz a maior aeronave do mundo, o A380, de dois andares, e a relação do Classe S com a tecnologia da aviação não fica apenas nas aparências. Muito do que foi desenvolvido no setor aeroespacial já equipa o S, um carro produzido com o que há de mais precioso em termos de material e processos, e que simboliza a vanguarda do setor, principalmente no que se refere à segurança e ao aperfeiçoamento da condução.

../IMAGENS/MERCEDES/andando.jpg

O carro mantém a arquitetura clássica e elegante. A grade do radiador ficou maior, mais vertical, o que deu mais imponência ao carro. Visto lateralmente ele revela o tamanho do sedã, que tem 5,246 metros de parachoque a parachoque. Todo o carro ficou maior: para o motorista, há 12 milímetros a mais de espaço para a cabeça e 14 milímetros a mais para os ombros. Na traseira, o espaço para os joelhos cresceu nove milímetros e para os ombros 14 milímetros. O estilo das linhas laterais lembram as de um coupê.

Internamente, o desenho reforça o estilo e o uso de materiais de alta qualidade reforça o acabamento requintado, com uma combinação de materiais e cores, detalhes de madeira e cromados aplicados no painel e no console.

../IMAGENS/MERCEDES/painel.jpg

Passageiro de primeira classe

Os passageiros de trás são privilegiados: o desenho dos bancos, os painéis das portas, os controles, detalhes de acabamento, tudo de alto padrão. Na Alemanha, a maioria dos S é feita para apenas quatro pessoas, somente dois lugares atrás. No lugar do banco do meio, o carro recebe um console para dar mais conforto aos passageiros.

Ao entrar na parte de trás do Classe S você percebe que pode regular o banco em todas as posições: distância, movimento lombar etc, tudo elétrico, evidentemente. Definitivamente é um carro feito para os passageiros.

Se num carro comum o motorista é quem define a compra, no caso do Classe S muitas vezes é o passageiro o dono do dinheiro.

É verdade que nos mercados tradicionais, Europa e Estados Unidos, o comprador do carro é também o motorista, por isso a fábrica não pode descuidar do prazer de dirigir, do conforto, do luxo e da segurança no banco da frente, mas os recentes e vigorosos mercados de luxo, sobretudo nos paises asiáticos, são mais exigentes em relação aos passageiros. Por isso a Mercedes-Benz se preocupou em ampliar o conforto na parte de trás do carro e aumentou o entre-eixos, o que garantiu maior espaço interno.

A quantidade de novos itens na parte traseira aumentou, fazendo do banco de trás uma legítima primeira classe. Tem até aquecimento elétrico no apoio de braço.

../IMAGENS/MERCEDES/banco_traseiro.jpg

660 inovações de segurança

O carro traz nada menos do que 660 inovações de segurança: desde um pequeno detalhe para corrigir uma aresta ou um novo desenho de um parafuso, até o aperfeiçoamento da condução de forma a torná-la quase autônoma. O controle de direção está próximo da perfeição. Já é possível até mesmo dirigir sem colocar a mão no volante se você acompanhar um carro à sua frente.

A grande novidade do novo Classe S é a câmera estéreo, que dá ao motorista uma visão de profundidade. A câmera enxerga a estrada à frente e prepara o carro para enfrentar a mudança do tipo de piso. E pode evitar até mesmo uma batida num cruzamento, porque consegue prever as ações ocorridas nas laterais.

É o primeiro carro do mundo capaz de detectar ondulações no piso à frente. O escaner de superfície da estrada, ao detectar uma irregularidade no piso por meio da câmera estéreo, adapta a suspensão para enfrentar a situação.

A empresa apresenta o Classe S como "a perfeição até o último detalhe, o que leva essência do luxo", nas palavras de Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Direção da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis:

"Em vez de um compromisso entre segurança e estética, potência e eficiência, conforto ou dinamismo, nosso desejo foi alcançar 'o melhor ou nada' em todos os aspectos. Nenhum outro carro representa esta promessa da marca Mercedes-Benz melhor do que o Classe S", disse o executivo.

Economia de combustível é o outro ponto de destaque no carro: em dez anos, a Mercedes-Benz reduziu o consumo quase pela metade, chegando a 22,7 km/l.

../IMAGENS/MERCEDES/traseira.jpg

O carro passou a ser equipado totalmente com lâmpadas Leds (quase 500 no total), o que a empresa considera um marco em relação a iluminação automobilística, que ocorre cem anos depois da introdução da iluminação elétrica em veículos: o S é o primeiro carro do mundo a não usar nenhuma lâmpada.

O painel é formado por dois displays coloridos de alta resolução. O display da esquerda faz as funções do painel de instrumentos, passando ao motorista as informações básicas. O da direita indica o controle das funções de comunicação, entretenimento e conforto. Tudo pode ser feito com comando de voz: solicitação de endereço, ligação telefônica e envio de email.

O sistema de ar-condicionado vai além de climatizar o ambiente: ioniza o ar, filtra e exala perfume. Tem também um sistema ativo de perfume ambiente: ele é ligado e desligado manualmente e tem ajuste de intensidade. Ele não altera o olor interno permanentemente, nem deposita moléculas de perfume nas superfícies de tecido ou roupas. A fragrância dissipa-se rapidamente.

Com o apoio de fisioterapeutas e psicólogos, os especialistasem assentos da Mercedes-Benz desenvolveram uma função de massagem com 14 colchões de ar e seis programas, dois deles com aquecimento, na dianteira e na traseira.

A navegação inclui uma bússola animada, como nos aviões, e o display do Google Maps, na unidade principal e na traseira, traz informações sobre trânsito em tempo real.

O Classe S tem quatro versões, sendo duas híbridas: 400 Hybrid 3.5 V6, com 306 cv de potência (0-100 km/h em 6,8 segundos e 250km/h de máxima) e 300 Hybrid com motor 2.2 de 204 cv (0-100 km/h em 7,6 segundos e máxima de 240 km/h). Uma a gasolina, a 500 4.6 V8 de 455 cv (100 km/h em 4,8 segundos e máxima de 250km/h) e outra a diesel, a 350 Bluetec 3.0 V6 de 258 cv (100 km/hem 6,8 segundos e máxima de 250km/h).

Na Europa o carro vai custar cerca de 100 mil euros. No Brasil, R$ 700 mil.

Joel Leite, de Hamburgo, na Alemanha

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.