Bolívia foi o país que mais cresceu na América Latina
— Aumento de vendas de 2005 a 2012 foi de 650%. O Brasil foi o que mais cresceu entre os grandes: + 121%
— Dezenove países aumentaram as vendas na região nos últimos sete anos; seis caíram, entre eles o México.
A Bolívia foi o país da América Latina que mais aumentou as vendas de veículos nos últimos sete anos, conforme dados da Organização Internacional dos Construtores de Automóveis. O país aparece no topo do ranking (veja) dos 20 mercados que mais cresceram.
Com apenas 2,8 mil carros vendidos em 2005, a Bolívia teve um crescimento de 650% até o ano passado, passando para 21 mil unidades em 2012. O Peru, que saltou de 23.346 para 168,5 mil unidades, aumentou as vendas em 621,8% no período e está em segundo lugar entre os que mais cresceram.
Paraguai (+ 275%), Uruguai (+ 266%) e Costa Rica (+ 125%) completam a lista dos cinco países que mais aumentaram a venda de veículos na região de 2005 a 2012, conforme a Oica.
Todos eles, no entanto, são mercados bastante limitados. Com exceção do Peru, estão bem abaixo das 100 mil unidades por ano.
Entre os países com grande volume de vendas, o Brasil foi o que mais cresceu no período, um aumento de 121,7%. Em 2005 o Brasil vendia 1.714.644 unidades e no ano passado vendeu 3.802.071. O Brasil é o sexto maior crescimento na América Latina neste período (veja ranking). Logo em seguida vem a Argentina, sétima colocada, com crescimento de 118,8% em sete anos, saltando de 380.189 unidades para 832.026.
Mais dois mercados importantes, Colômbia e Chile, tiveram crescimento no período: 90% e 81%, respectivamente. A Colômbia saltou de 150 mil unidades em 2005 para 285 mil no ano passado e o Chile cresceu de 200 mil para 362 mil.
Por outro lado, pelo menos cinco países estão vendendo hoje menos do que vendiam há sete anos, entre eles três mercados importantes: Porto Rico, Venezuela e México.
Porto Rico foi o país que mais perdeu proporcionalmente, caindo de 136 mil unidades em 2005 para 97 mil no ano passado, uma retração de 28,7%. A Venezuela também teve perda importante, caiu de 174.757 para 130.553, isto é: vende hoje 25,3% a menos do que vendia em 2005.
Em volume, o México foi o que mais perdeu. Embora tenha se tornado um dos maiores fabricantes nesse período, o país viu definhar seu mercado interno, que chegou a ser de mais de um milhão de unidades em 2005 (1.131.768) e no ano passado não passou de 988 mil carros, uma queda de 12,7%. Mesmo assim, o México permanece como o segundo maior mercado da América Latina, atrás do Brasil.
Veja a lista da Oica dos países latinoamericanos e seu desempenho de vendas nos últimos sete anos.
Quem mais cresceu na América Latina
(2005-2012)
Class. | País | 2005 | 2012 | % |
1º | Bolívia | 2.800 | 21.000 | 650 |
2º | Peru | 23.346 | 168.500 | 621,8 |
3º | Paraguai | 8.000 | 30.000 | 275 |
4º | Uruguai | 15.000 | 55.000 | 266,7 |
5º | Costa Rica | 16.000 | 36.000 | 125 |
6º | Brasil | 1.714.644 | 3.802.071 | 121,7 |
7º | Argentina | 380.189 | 832.026 | 118,8 |
8º | Guatemala | 11.800 | 24.000 | 103,4 |
9º | Belize | 200 | 400 | 100 |
10º | Panamá | 25.000 | 48.000 | 92 |
11º | Colômbia | 150.000 | 285.000 | 90 |
12º | Chile | 200.000 | 362.331 | 81,2 |
13º | Cuba | 3.000 | 4.500 | 50 |
14º | Equador | 93.057 | 105.000 | 12,8 |
15º | Jamaica | 4000 | 4.500 | 12,5 |
16º | Guiana | 5353 | 5.725 | 6,9 |
17º | Honduras | 8.500 | 9.000 | 5,9 |
18º | Bahamas | 3351 | 3.500 | 4,4 |
19º | Trinidad | 14000 | 14.500 | 3,6 |
20º | Nicarágua | 8.000 | 8.000 | 0 |
21º | Guadalupe | 17.327 | 15.452 | -10,9 |
22º | México | 1.131.768 | 987.747 | -12,7 |
23º | El salvador | 13.000 | 11.000 | -15,4 |
24º | República Dominicana | 25000 | 21.000 | -16 |
25º | Venezuela | 174.757 | 130.553 | -25,3 |
26º | Porto Rico | 136.000 | 97.000 | -28,7 |
Fonte: Oica |
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