Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Volkswagen não comemora aniversário para não relembrar Hitler

Joel Leite

28/05/2013 14h53


— Ditador foi quem colocou a pedra fundamental da fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, em 1938.

A fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, considerada a maior do mundo, completou 75 anos no último domingo (26) sem comemorações, por decisão da direção da empresa, para não relembrar Adolf  Hitler, que, em 26 de maio de 1938, colocou a pedra fundamental da fábrica, conforme a agência Flash.

A cerimônia em que Hitler colocou a pedra fundamental foi transmitida ao vivo por rádio, como parte da campanha de propaganda do novo carro que, segundo os planos do regime, estaria ao alcance de toda a população.

O ditador não chamou o carro de "volkswagen" na época, que significa "carro do povo", porque o modelo ainda estava em desenvolvimento, mas já era conhecido como "o carro do povo". Hitler chamou o carro de Besouro.

A responsabilidade pelo planejamento geral da fábrica de Wolfsburg foi de Ferdinand Porsche (1875-1951), cujos descendentes são hoje os maiores acionistas da Volkswagen.

Para construir a unidade na Alemanha, Ferdinand Porsche se inspirou na fábrica da Ford nos Estados Unidos.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.