Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Alemanha terá um milhão de elétricos para 2020

Joel Leite

29/05/2013 13h37

Montadoras querem mais subsídios do governo para amenizar o alto custo de produção do carro elétrico

Embora ainda sejam poucos os carros elétricos que circulam pelas ruas da Alemanha, o governo do país confirmou a projeção de um milhão de carros elétricos em atividade no país em 2020.

O ministro dos Transportes, Peter Ramsauer, disse que a aceitação do carro elétrico pelo consumidor está sendo mais difícil do que o esperado. "O mercado ainda está relutante para essa tecnologia", disse, acrescentando que, "quando houver um volume de oferta suficiente, a demanda vai aumentar".

As principais montadoras alemãs anunciaram que até o final de 2014, terão 16 novos modelos elétricos no mercado. Ao mesmo tempo, as empresas reivindicam mudanças de infra-estrutura para viabilizar a introdução de tais veículos em grande escala.

O presidente da Daimler, Dieter Zetsche, disse que o momento para o carro elétrico é "extremamente difícil" porque o custo de produção é alto e a autonomia de rodagem é baixa. Por isso, segundo o dirigente, a indústria está solicitando mais incentivos governamentais para a produção dos elétricos.

A tendência é de valorização do carro elétrico na Europa, uma vez que os limites de emissões estabelecidos pelos governos dos países estão cada vez mais rígidos e o elétrico tem a garantia de emissão zero de poluentes.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.