Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Segurança é o que não falta no Volvo V40

Joel Leite

07/06/2013 13h39

Carro, que custa a partir de R$ R$ 115.950,00, tem até airbag para pedestre

 O Volvo V40 foi reestilizado e começa a ser vendido no Brasil como "o hatch premium mais completo do mercado", conforme o fabricante.

Pode não ser exagero.O carro traz equipamentos sofisticados de segurança e tem um motor 2.0 turbo de cinco cilindros em linha, com 180 cv a 5.000 rpm e sistema para e anda, que desliga o motor quando o carro para, reduzindo o consumo e as emissões. Acelera de 0 a 100 km/hem 8,7 segundos e chega a 250 km/h.

Considerado o mais seguro do mundo pelo Euro Ncap, o V40 tem até airbag para pedestres, que reduz as consequências de um atropelamento. Sensores no parachoque identificam a presença do pedestre e em caso de colisão a tampa do capô é levantada parcialmente e uma bolsa de ar é aberta sobre o motor. O sistema é acionado quando o impacto ocorre a velocidades entre 20 km/h e 50 km/h.

Tem também frenagem automática quando detecta um pedestre e há risco de impacto, aviso de mudança de faixa, sistema de estacionamento automático, freio automático em caso de falta de reação do motorista a uma situação de perigo e leitura das placas na estrada, avisando o excesso de velocidade.

O V40 custa a partir de R$ 115.950,00.

Os principais itens de segurança do V40

 Airbag para pedestres

Sensores no parachoque dianteiro identificam a presença de pedestres e em caso de colisão, a tampa do capô é levantada e uma bolsa de ar é aberta sobre o motor, minimizando o impacto do pedestre com o carro. O sistema é acionado no caso de impactos com a frente do veículo entre velocidades de 20 Km/h a 50 Km/h.

Detector de pedestres

Freia o carro automática e completamente ao tedectar a presença de pedestres na rua. O sistema age quando o motorista não esboça reação ao perigo. Funciona com câmera e radar.

Aviso de mudança de faixa

Acima de 65km/h, o sistema avisa se tem carro na pista ao lado sem o acionamento da seta. Uma câmera registra as marcas de faixas, monitora e ajusta a posição do carro na pista. Ainda assim, casoo carrosaia da faixa, o sistema o alertará com um sinal sonoro. Se o motorista ligar a seta o sistema não é ativado.

Assistência de estacionamento

O V40 também vem equipado com a assistência de estacionamento: ao encontrar a vaga de estacionamento o sistema ajuda o motorista a fazer a manobra.

Freio automático

O carrofreia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão ou quando está dirigindo muito depressa em direção a um objeto parado.

Informação de velocidade

Esse sistema lê as placas de velocidade na estrada e indica no painel a máxima permitida, avisando quando o carro excede o limite.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.