Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Importados: recuperação só em setembro

Joel Leite

14/06/2013 07h12

— Vendas caem mais uma vez em maio (-22,6%). Sem cota liderada, pedidos às matrizes atrasaram. 

Mais uma vez o balanço de vendas de carros importados é muito negativo.

Maio teve uma queda de 22,6% em relação a maio do ano passado e no acumulado do ano a queda de vendas também é drástica: 24,9% (maior ainda).

O que está acontecendo, se as vendas de carros fabricados no Brasil estão crescendo?

Na verdade, o setor vive um momento de transição, por causa das medidas do programa Inovar Auto, que definiu uma série de obrigações para que as empresas se livrassem da cota extra de IPI de 30%.

Todas as marcas podem importar uma cota de carros sem o imposto, o que dá oportunidade a todos de participarem do mercado, mas o problema é que a liberação das cotas de 2012 atrasou e os pedidos para as fábricas no exterior estão sendo feitos só agora.

Isso quer dizer que a situação só vai se normalizar daqui dois ou três meses. Até lá os importadores vão continuar amargando esses maus resultados.

Pra você ter uma idéia, foram vendidos apenas 9,5 mil carros em maio. É menos do que o mercado total vende num dia.

A Abeiva, associação dos importadores, aponta setembro como o mês da virada, quando as importadoras estarão abastecidas.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.