Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

ASX, também para quem gosta de rodar no asfalto

Joel Leite

24/06/2013 16h11

— Com o Crossover feito no Brasil, Mitsubishi busca o mercado do Sul e Sudeste, mais afeito ao asfalto do que à terra.

Crossover é o nome de uma categoria relativamente nova, que reúne as características de um utilitário esportivo e um automóvel: tem uma posição alta para dirigir, mais facilidade para entrar e sair do carro, suspensão alta, tração total, rodas e pneus largos, mas conforto de um carro de passeio.

A Mitsubishi reuniu esses atributos no ASX, que agora é fabricado no Brasil, em Catalão, Goiás, onde a empresa está investindo R$ 1,1 bilhão para produzir 137 mil unidades até 2015 (veja abaixo).

O ASX é assim: tem competência para enfrentar qualquer terreno, com um motor 2.0 de 160 cavalos e um sistema de tração com três opções de uso: 2WD, que tem uma pegada leve para andar na cidade, proporcionando mais conforto e economia; 4WD para uso esportivo, mais adequado a rodovias sinuosas, quando você quer acelerar um pouco mais forte nas curvas; e Lock, que oferece mais segurança nas pistas de baixa aderência, fora de estrada.

No asfalto, tem uma direção mais tranqüila, o câmbio VTR é bem diferente do automático comum. Não tem passagem de marcha, o motor mantém o tempo todo a mesma rotação: você acelera e ele evolui linearmente. Isso garante uma boa economia de combustível, faz 8,4 quilômetros com um litro de gasolina na cidade e 10,4 km/l na estrada, segundo a fábrica, o que lhe garantiu a etiqueta A do Inmetro.

Com 1,345 kg de peso, o ASX é o mais leve do segmento, que inclui os modelos Toyota RAV4, Honda CR-V, Captiva, Kia Sportage e o IX 35. Acelera de 0 a 100 km/h em 9,65 segundos e atinge 194 km/h.

Entre os inúmeros sistemas de segurança, destaque para:

ASC – O controle de estabilidade.

TCL – O controle de tração.

HSA – Mantém o carro imóvel nas paradas em rampa, evitando que ele deslize para trás.

Faróis Xenon – Que ampliam a área iluminada.

ABS – O freio antitravamento, que reduz a distância de frenagem e permite o controle da direção quando o freio é acionado.

EBD – Sistema de controle de distribuição da força de frenagem.

Airbags – Nove, no total, incluindo os de cortina e o de joelho para o motorista.

A versão topo de linha do ASX, com tração 4 X 4, custa R$ 100 mil, subindo para R$ 106 mil com faróis Xenon e teto solar: os outros equipamentos estão incluídos.

A versão 4 X 2 custa R$ 89.490,00 com câmbio automático e R$ 83.450,00 com câmbio mecânico. A Mitsubishi dá três anos de garantia e informa que o preço do seguro do carro é R$ 2.365,00.

 Investimento de R$ 1,1 bilhão até 2015

A operação da Mitsubishi no Brasil é poderosa. O total de investimentos na fábrica de Catalão é de R$ 1,1 bilhão até 2015, que inclui a construção de uma cabine de pintura que vai permitir a ampliação da fábrica de 60 mil para 137 mil unidades por ano.

A empresa se prepara planejando cinco lançamentos e a construção de uma fábrica de motores e a instalação de dez a 15 fábricas de fornecedores na área da fábrica, o que vai ampliar a presença da empresa na região. Hoje, 53% de toda a arrecadação do município de Catalão vem das operações da montadora, única no Brasil com capital 100% nacional, pois a operação brasileira não tem a participação da matriz japonesa. 4,3% da população de Catalão trabalha na fábrica.

Desde 1998, quando iniciou as operações, a marca só aumentou a presença no mercado, passando de 9,3 mil unidades e 150 funcionários naquele ano para 60 mil em 2013 e 3.800 postos de trabalho no ano passado.

Em 2015 a expectativa é vender 85 mil carros e ampliar o número de funcionários para 4.500.

Hoje a empresa tem maior participação nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste. Com ao ASX o objetivo é conquistar o mercado do Sul e Sudeste. A aposta da empresa sempre foi no carro fora de estrada, com tração nas quatro rodas, considerando que só 15% das estradas brasileiras são pavimentadas.

Com o ASX nacional a Mistsubishi pretende ampliar a sua imagem e conquistar o público do asfalto.

Joel Leite, de Catalão

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.