Kombi, o último suspiro!
— Série especial deve marcar o fim de produção do carro mais velho do Brasil
Há 60 anos no mercado, a Kombi sobreviveu há várias gerações de carros. Ela viu nascer tecnologias que já foram superadas. Já era velha quando surgiram modelos modernos, que foram fenômenos de venda, se tornaram obsoletos e saíram de linha. E a Kombi continuou firme fazendo sucesso.
Chegaram carros importados, mais modernos e mais baratos, mas ela continuou vendendo como nunca. Sozinha, vende mais do que muitas marcas com vários modelos no catálogo.
Mas chegou a hora dela. Sim, a Kombi finalmente vai sair de linha. Não pelo desejo da Volkswagen, ao contrário: a empresa – acredite – até tentou junto ao governo uma prorrogação do fim do carro para 2015, alegando que está "preparando o seu substituto", como se não tivesse tido tempo de pensar nisso nesses 60 anos!
Mas nem todo o seu poder de argumentação comoveu o governo, que não voltou atrás na exigência do airbag e do ABS para todos os carros vendidos no Brasil a partir de janeiro de 2014.
O projeto da Kombi é tão velho que não comporta a adoção desses dois equipamentos de segurança. A engenharia da empresa na Alemanha bem que tentou, mas não conseguiu.
Decretada a morte por imposição da lei, a Kombi, no entanto, vai dar o seu último suspiro. Os jornalistas Maira Nascimento e Marcos Rozen, da Autodata, revelaram que a Volkswagen deve lançar em setembro uma série limitada da perua para marcar o encerramento de produção.
A expectativa é de uma versão diferenciada, com a adoção de alguns equipamentos e melhor acabamento.
Deverão ser produzidas seiscentas unidades da Kombi Último Suspiro (um bom nome pra essa série especial).
Essas séries especiais normalmente atraem o interesse de colecionadores, mas no caso da Kombi, não se espante se, no final do ano, houver uma corrida às revendas.
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