Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Segurança é o destaque do Accord 2013

Joel Leite

28/06/2013 12h50

– Renovado por dentro e por fora, carro chega para disputar o segmento de sedã de luxo.

Depois de dois anos de ausência, o Accord volta ao mercado brasileiro, importado dos Estados Unidos e chega bastante modificado, em sua nona geração, com itens de segurança inéditos na categoria.

Mudou o chassi, os motores, o interior e as linhas externas, que deram ao carro um visual mais jovem. O carro tem revestimento de couro, bancos dianteiros elétricos, ar condicionado dual-zone automático.

O sedã tem nova plataforma, lanternas traseiras com led e bluetooth. Destaque para o sistema de câmera de ré multivisão, que mostra três posições de visão: traseira, angular, e de cima para baixo, o que facilita o estacionamento. Outra tecnologia que dá conforto e segurança ao motorista é o assistente de subida em ladeira, que evita que o carro volte quando para na ladeira. Tem também sensores de estacionamento traseiros, para-brisas acústicos e acendimento automático de faróis.

O Honda Accord 2013 tem duas versões: EX L4 2.4 de quatro cilindros de 16 válvulas e 175 cv e o EX V6 3.5, 24 válvulas de 280 cv.

A versão L4 tem câmbio automático de cinco velocidades e a versão V6 tem caixa automática de seis velocidades e conta com a tecnologia VCM, que ativa e desativa os cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível. Quando o torque máximo é necessário, todos os cilindros disparam. Em velocidades mais baixas, o VCM permite que o Accord V6 seja operado com apenas três cilindros, economizando combustível.

Na versão topo de linha (V6) o farol dianteiro é de led. Ele vem com teto solar, sistema com sensor de aproximação que faz a abertura e o fechamento das portas e o novo dispositivo Honda LaneWatch, importante item de segurança: ele monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor externo do passageiro e mostra as imagens no display, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem que fica ao lado direito do veículo.

O carro tem seis airbags (frontais, laterais e de cortinas), freios ABS e EBD. Vale destacar o sistema chamado Direção Elétrica Adaptável ao Movimento, que atua em conjunto com o controle de estabilidade, deixando o volante mais rígido caso o motorista tente movimentá-lo de forma que provoque instabilidade.

O objetivo da Honda é vender 300 unidades do Accord este ano, a partir da semana que vem, por R$ 119 mil na versão EX 2.4 e R$ 147,9 mil na versão EX 3.5 V6.

O Accord ficou ausente em 2011 e 2012 porque a Honda não tinha um preço competitivo para o carro. Agora, a empresa acredita que ele está bem posicionado no segmento, onde concorre com o Sonata, o Fusion e o Azera.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.