Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Sistema start stop é o ponto alto do BMW X1

Joel Leite

11/07/2013 14h19

— Avaliamos o crossover da BMW que desliga o motor para economizar combustível

A BMW chama o X1 de SAV, mais uma denominação de veículo para diferenciá-lo dos demais. SAV é a sigla de sports activity vehicle, um carro mais alto que uma perua (que é derivada de um sedã) e mais baixo que um utilitário esportivo. Essas características podem classificá-lo também como um crossover.

Seja como for, o X1 tem um comportamento típico de um BMW, embora seja bem menor do que a maioria dos modelos da marca. É o menor dos fora de estrada, tem ótima estabilidade, uma direção firme, entra nas curvas com competência e anda bem em qualquer tipo de piso.

A versão avaliada foi a XDrive20i, com câmbio automático de oito velocidades e motor 2.0 a gasolina de quatros cilindros, de 184 cv de potência. O X1 faz de zero a 100 km/h em 7,7 s e a velocidade máxima é de 205 Km/h, segundo a fábrica. O porta-malas tem capacidade de 420 litros e tanque de combustível de 63 litros.

O X1 tem bancos de couro, ar-condicionado digital automático, computador de bordo, teto solar panorâmico (opcional), controle de velocidade (piloto automático), sistema auxiliar de estacionamento com câmera e função Start&Stop, que desliga o motor do carro quando ele para, reduzindo o consumo de combustível.

É esse sistema o ponto alto do carro.

Não é um equipamento simples. O sistema é complexo e o comportamento do carro assusta quem não está acostumado. É estranho você parar no farol e o motor "morrer". Dá a impressão que o carro não vai ligar automaticamente, e provavelmente você vai receber uma "buzinada" do carro que vem atrás.

Mas essa sensação de insegurança é superada rapidamente, pois o sistema é eficiente. Basta tirar o pé do pedal do freio que o motor volta a funcionar e o carro está pronto para dar a arrancada. O sistema é tão sensível que um leve movimento no pedal do freio é o suficiente para o motor religar. Se, num congestionamento, o sistema reconhecer o anda e para constante,o motor não chega a desligar.

O sistema foi projetado para desligar o motor quando o carro está consumindo combustível sem necessidade, como nas paradas nos semáforos ou nos congestionamentos.

Antes de desligar o motor, o sistema verifica se outros componentes do carro precisam de energia para garantir a segurança e o conforto a bordo.

Se, por exemplo, a temperatura no interior do carro for superior à programada no sistema de ar condicionado,o motor continua trabalhando mesmo quando o carro está parado até ser atingida uma temperatura desejada.

Com o carro parado no farol e motor desligado, eu aumentei a temperatura do ar-condicionado ao máximo para ver a reação do sistema: em alguns segundos, ao perceber a necessidade de energia, o sistema recolocou o motor em funcionamento.

O resultado do uso do sistema para e anda é a economia de combustível e a redução das emissões de CO2.

Quanto custa

X1 sDrive18i – R$ 116.950

X1 sDrive18i GP – R$ 124.950

X1 sDrive 20i – R$ 129.950

X1 sDrive 20i GP – R$ 134.950

X1 sDrive 20i GP com teto solar – R$ 139.950

X1 xDrive 28i M Sport GP – R$ 179.950

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.