Sistema start stop é o ponto alto do BMW X1
— Avaliamos o crossover da BMW que desliga o motor para economizar combustível
A BMW chama o X1 de SAV, mais uma denominação de veículo para diferenciá-lo dos demais. SAV é a sigla de sports activity vehicle, um carro mais alto que uma perua (que é derivada de um sedã) e mais baixo que um utilitário esportivo. Essas características podem classificá-lo também como um crossover.
Seja como for, o X1 tem um comportamento típico de um BMW, embora seja bem menor do que a maioria dos modelos da marca. É o menor dos fora de estrada, tem ótima estabilidade, uma direção firme, entra nas curvas com competência e anda bem em qualquer tipo de piso.
A versão avaliada foi a XDrive20i, com câmbio automático de oito velocidades e motor 2.0 a gasolina de quatros cilindros, de 184 cv de potência. O X1 faz de zero a 100 km/h em 7,7 s e a velocidade máxima é de 205 Km/h, segundo a fábrica. O porta-malas tem capacidade de 420 litros e tanque de combustível de 63 litros.
O X1 tem bancos de couro, ar-condicionado digital automático, computador de bordo, teto solar panorâmico (opcional), controle de velocidade (piloto automático), sistema auxiliar de estacionamento com câmera e função Start&Stop, que desliga o motor do carro quando ele para, reduzindo o consumo de combustível.
É esse sistema o ponto alto do carro.
Não é um equipamento simples. O sistema é complexo e o comportamento do carro assusta quem não está acostumado. É estranho você parar no farol e o motor "morrer". Dá a impressão que o carro não vai ligar automaticamente, e provavelmente você vai receber uma "buzinada" do carro que vem atrás.
Mas essa sensação de insegurança é superada rapidamente, pois o sistema é eficiente. Basta tirar o pé do pedal do freio que o motor volta a funcionar e o carro está pronto para dar a arrancada. O sistema é tão sensível que um leve movimento no pedal do freio é o suficiente para o motor religar. Se, num congestionamento, o sistema reconhecer o anda e para constante,o motor não chega a desligar.
O sistema foi projetado para desligar o motor quando o carro está consumindo combustível sem necessidade, como nas paradas nos semáforos ou nos congestionamentos.
Antes de desligar o motor, o sistema verifica se outros componentes do carro precisam de energia para garantir a segurança e o conforto a bordo.
Se, por exemplo, a temperatura no interior do carro for superior à programada no sistema de ar condicionado,o motor continua trabalhando mesmo quando o carro está parado até ser atingida uma temperatura desejada.
Com o carro parado no farol e motor desligado, eu aumentei a temperatura do ar-condicionado ao máximo para ver a reação do sistema: em alguns segundos, ao perceber a necessidade de energia, o sistema recolocou o motor em funcionamento.
O resultado do uso do sistema para e anda é a economia de combustível e a redução das emissões de CO2.
Quanto custa
X1 sDrive18i – R$ 116.950
X1 sDrive18i GP – R$ 124.950
X1 sDrive 20i – R$ 129.950
X1 sDrive 20i GP – R$ 134.950
X1 sDrive 20i GP com teto solar – R$ 139.950
X1 xDrive 28i M Sport GP – R$ 179.950
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.