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Range Rover Sport: 510 cavalos de prazer na estrada e na terra

Joel Leite

12/07/2013 16h26

 — Avaliamos no Reino Unido o novo utilitário esportivo da Land Rover

Espaçoso, confortável, ágil e requintado. A Land Rover vai lançar o novo Range Rover Sport no mercado brasileiro somente no final do ano, mas ele já está atraindo a atenção do seleto grupo de consumidores que compram um utilitário esportivo de luxo.

Equipado com o que há de mais moderno em tecnologia de condução e segurança,o carro foi apresentado na semana passada na Inglaterra, onde fizemos um test drive completo: foram centenas de quilômetros em auto estradas e vicinais, atravessando vilarejos seculares no interior da Inglaterra e do País de Gales, campos de produção agrícola e pastagem de ovelhas, que enfeitam a paisagem verde a bem cuidada do Reino Unido.

No asfalto,o motor V8 a gasolina  de 510 cavalos da versão topo de linha – já definida como uma das que serão vendidas no Brasil – mostrou a que veio. As estradinhas estreitas e tortuosas não foram impedimento para ultrapassagens totalmente seguras, graças ao torque excepcional do carro, que proporciona uma recuperação de velocidade invejável. Com outro carro algumas dessas manobras (especialmente com a dificuldade de dirigir com o volante do lado direito) seriam arriscadas. Com o Range Rover Sport, é só pisar que ele ganha rapidamente a estrada à frente.

O circuito, feito em dois dias cheios, incluiu três momentos de aventura. O primeiro foi um trecho no meio da mata fechada, trafegando em caminhos, quase picadas, no meio da terra e lama, incluindo travessias de rios com 85 centímetros de profundidade. O sensor localizado abaixo do espelho retrovisor do lado direito indica no painel a profundidade do curso d'água, vencida com facilidade, mas também com muita emoção. E apreensão.

O segundo comprovou a capacidade do carro de enfrentar todo tipo de piso; pudemos experimentar o controle de estabilidade de inclinação e o controle de descida de declive: no alto da ladeira, você tira o pé do freio e deixa o carro deslizar, vagarosamente, ladeira abaixo, sem o menor risco, com toda a segurança. Dá medo, mas você pode confiar na tecnologia.

O terceiro circuito é inusitado. Fizemos um test drive dentro de um jumbo. Sim, você entendeu direito: um test drive dentro de um jumbo, o avião. A Land Rover montou um avião "limpo" por dentro, onde foram colocados um jipe estacionado para dificultar ainda mais a passagem do Range Rover Sport, obstáculos e rampas para avaliar a capacidade de inclinação lateral e a torção. Uma porta foi aberta na traseira da aeronave e outra na lateral, para facilitar o acesso, proporcionando uma aventura estranha e inédita.

É um carro para poucos, com equipamentos e sistemas tecnológicos de alto luxo. Para você ter uma idéia, além, de aquecimento nos bancos dianteiros, coisa que outros carros de luxo possuem, ele tem esfriamento dos assentos: desta vez os projetistas do Primeiro Mundo pensaram também nos consumidores dos países tropicais!

Na parte de trás, espaço generoso para os passageiros, que têm à disposição telas de vídeo em cada encosto dos bancos da frente. O ar condicionado tem quatro zonas, de forma que cada um dos passageiros, mais o motorista, podem regular a temperatura de acordo com o seu desejo. O sistema de som, de 1.700W conta com 23 auto falantes distribuídos estrategicamente no interior do carro.

No painel tem tanto controle que o ideal seria fazer um curso para aprender a operar o veículo, de forma a aproveitar todos os seus recursos e potencial.

O carro ganhou uma aparência mais compacta, embora ele seja 6,2 cm maior que o seu antecessor e mais curto do que os demais utilitários esportivos de sete lugares (haverá uma versão com essa opção): ficou com 4,850 metros. A distância entre eixos cresceu 1,78 cm, ampliando o espaço interno e melhorando o acesso para os passageiros traseiros. A terceira fileira de bancos, que amplia a capacidade para sete pessoas, é novidade no Sport 2014.

Um melhora excepcional feita para a nova versão foi a redução do peso do carro, graças ao uso de alumínio tanto na carroceria como no chassi. O modelo anterior pesava 2.435 quilos e o novo pesa 2.115. São 420 kg a menos, o equivalente ao peso de cinco adultos. A carroceria ficou 33% mais leve. Essa redução, no entanto, não garantiu que o índice de emissões chegasse pelo menos próximo da média estabelecida pela União Européia para 2015. A partir daquele ano os carros terão que emitir, na média,130 gramas de CO2 por quilômetro rodado. O Range Rover Sport emite 249 g/kh. É quase o dobro.

O Range Rover Sport é um dos modelos mais populares da Land Rover. É produzido em Solihull, no Reino Unido, e será vendido em 169 países.

No Brasil ele vai competir com pelo menos quatro utilitários esportivos de luxo: o Mercedes-Benz ML, o Audi Q7, o BMW X5 e o Porshe Cayenne.

As versões e os preços serão anunciadas somente na época do lançamento no Brasil, mas o V8 que avaliamos não deverá custar menos do que R$ 400 mil.

Joel Leite, no Reino Unido.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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